Mudanças, medos e atitudes da IT Mídia ao longo dos seus 20 anos

Author Photo
8:41 pm - 19 de abril de 2017

A 19ª edição do IT Forum, encontro que reúne os principais CIOs da lista das 500 maiores empresas do Brasil, teve seu pontapé inicial nesta quarta-feira (19/04), na Praia do Forte, Bahia.

Adelson Sousa, presidente-executivo da IT Mídia, utilizou como base o tema central do evento – “A vida em três atos: mudança, medo e atitude” – para compartilhar com os mais de 1 mil convidados os desafios e as decisões que a empresa tomou durante seus 20 anos de fundação – completados em 2017.

Alguns anos atrás, lembra Sousa, a IT Mídia trabalhava com diversos setores, como saúde, finanças, agronegócios, contando também com a publicação de diversas revistas. Era preciso mudar e se reinventar.

Leia a cobertura completa do IT Forum 2017

Mudança
Chegou o momento de mudanças, em um período no qual a economia inteira do Brasil mudava e o papel do CIO passava por uma transformação. “A área de TI estava ficando muito mais complexa, o setor estava assumindo novas responsabilidades.”

As mudanças impulsionaram a IT Mídia a voltar seu foco às origens: Tecnologia da Informação (TI). “Tivemos de escolher um caminho e isso significava abrir mão de 45% da receita da companhia.”

Medo
“Essa perda gera um medo. O medo de fracassar, de escolher errado, o medo de não saber como agir, o medo do novo, do desconhecido. Os dois caminhos possíveis que tínhamos nas mãos gerava um grande medo em todo mundo”, afirma Sousa, referindo-se à decisão de deixar de lado mercados e produtos.

Sousa lembra que a empresa não poderia continuar atendendo diversos setores e arriscando perder a a profundidade e engajamento com cada um deles conforme eles fossem ganhando uma dimensão maior.

A partir disso, veio mais uma difícil decisão: fechar a revista, que tinha tido um trabalho tão árduo desde o início da empresa. “É difícil dizer adeus às coisas que construímos, às nossas familiaridades. Mas essa foi nossa decisão.”

“O medo nos tomou. Isso nos causou muito choro”, comenta.

Atitude
A atitude e o caminho escolhido pela IT Mídia foi focar no setor de TI, na indústria, porque tinha uma coisa muito forte que dizia: essa é a melhor forma de conectar pessoas, e essa é a forma que conversa com o que a companhia acredita, para levar o mundo todo para frente.

“Identificamos as mudanças, tivemos medo e agimos. Fizemos nossa aposta”, adiciona o executivo, que comemora o melhor ano da companhia em 2016 e o sucesso do IT Forum, que conta com 70 patrocinadores e está verdadeiramente conectando o setor de TI. “Recuperamos aqueles 45% e conquistamos muito mais”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.