Categories: Notícias

Mudança na Lei de Direitos Autorais na internet

No dia 12 de setembro último, o parlamento europeu aprovou a reforma na lei de direitos autorais na internet. A nova legislação obrigará que empresas de Internet dividam suas receitas com os produtores de conteúdos europeus como, por exemplo, jornais e revistas.

De acordo com Dante Cid, vice-presidente de relações acadêmicas da 02– uma das maiores empresas de conteúdo científico do mundo- o tema é polêmico e dividiu opiniões entre os entusiastas da Internet e os criadores de conteúdo. “O que está em jogo é uma distribuição mais justa dos ganhos entre aqueles que produzem e os que distribuem os conteúdos no mundo digital”, explica Cid.

De um lado está o acesso total à informação, uma das promessas dos entusiastas da Internet desde o seu surgimento. Do outro lado, a garantia de que profissionais independentes e artistas possam ser remunerados por sua produção sob pena de interromperem suas atividades por falta de recursos.

“Há uma grande expectativa para a votação na Comissão Europeia, que terá de acomodar as diferentes posições antes da legislação ser alterada definitivamente já no ano que vem”, explica o executivo, acrescentando que esse é um passo importante para proteger jornalistas, educadores, empresas de mídia e autores na Europa.

Já na outra ponta, representantes de empresas gigantes de tecnologia de busca e de redes sociais acreditam que ainda há tempo para reverter a situação, com o apelo de garantir o direito dos usuários.

Há também a corrente que teme a censura, uma vez que as plataformas terão que desenvolver mecanismos de identificação e barramento de conteúdos protegidos, se não quiserem arcar com os custos da reprodução.

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. O impacto da internet e do compartilhamento de informações em vários formatos – vídeo, texto, imagem – mudou a sociedade moderna. “A modernização da legislação é inquestionável, mas o debate com a participação de todos é que vai garantir a dose certa para o ajuste”, observa o especialista.

O fato de a proposta ter avançado na Europa ainda não repercutiu muito aqui no Brasil, mas é certo que ano que vem essa decisão será mais fortemente debatida e influenciará essa relação aqui também em nosso país.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

4 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

5 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

7 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

8 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

10 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

10 horas ago