Mozilla lança serviço para proteger dados pessoais on-line
Mozilla Monitor busca simplificar processo de remoção de informações pessoais de sites de corretores de dados
Em resposta à crescente preocupação com a privacidade on-line, a Mozilla lançou um novo serviço por assinatura destinado a ajudar as pessoas a proteger suas informações pessoais. O serviço, denominado Monitor Plus, foi introduzido como parte do Mozilla Monitor e visa simplificar o processo de remoção de informações dos sites de corretores de dados.
Enquanto o Monitor originalmente notificava os usuários sobre violações de dados envolvendo seus e-mails, o Monitor Plus agora permite que os mais de 10 milhões de usuários existentes verifiquem se suas informações pessoais foram vazadas.
O serviço também oferece ferramentas para ajudar os usuários a protegerem essas informações, simplificando o processo de remoção das informações de sites de corretagem de dados, um processo que costuma ser confuso e complicado.
Leia mais: 7 dicas para segurança de documentos na era da inteligência artificial
De acordo com Tony Amaral-Cinotto, gerente de Produto do Mozilla Monitor, o objetivo do serviço é “ajudar as pessoas a recuperar seus dados expostos de sites de corretoras de dados que estão tentando vendê-los”.
Se alguma informação fornecida ao Mozilla for encontrada em sites de corretoras, a Mozilla iniciará o processo de remoção desses dados em nome do usuário. Embora esse processo possa levar de um dia a um mês, os usuários pagantes têm a comodidade de ter essa remoção automática incluída em sua assinatura, que custa US$ 13,99 por mês ou US$ 8,99 por mês se adquirida anualmente. Já os usuários gratuitos podem fazer uma verificação única nos sites de corretoras, mas precisam seguir os passos para remover manualmente suas informações.
Embora inicialmente disponível apenas para usuários nos Estados Unidos, espera-se que o serviço possa ser expandido globalmente no futuro.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!