Movimento CyberTech Brasil lança hub e desafio para startups

Em coletiva, executivos falaram sobre a importância de ter um ecossistema pensando em segurança

Author Photo
6:03 pm - 29 de setembro de 2022
segurança segurança

O Movimento CyberTech Brasil, iniciativa idealizada pela Cisco em parceria com o Distrito para fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação na área de segurança digital, apresentou hoje (29), em coletiva de imprensa, duas ações: o hub digital CyberTech Brasil e o Programa de Inovação Aberta CyberTech para startups e empreendedores do setor de cibersegurança.

O hub digital foi criado com foco no que existe de mais novo em termos de conhecimento, estudos, relatórios, mapas de ataques cibernéticos, além de incentivar um amplo e aberto debate sobre o tema.

“Nós queremos criar uma comunidade e construir aprendizados. Nós vamos dar o pontapé inicial, mas o sucesso virá se tivermos alguns milhares de membros que estão colaborando e produzindo conhecimento para o desafio da cibersegurança no Brasil”, comentou Rodrigo Uchoa, diretor para Digitalização da Cisco do Brasil.

Além disso, traz uma comunidade exclusiva onde os interessados podem se tornar membros por meio de um cadastro gratuito na própria plataforma e têm a oportunidade de ter acesso a encontros, discussões e compartilhamento de experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento do setor e do próprio Movimento CyberTech Brasil.

“Nós começamos chamando a sociedade a participar, mas o Movimento nasce com o objetivo de trazer outas empresas de tecnologia, institutos, organizações não governamentais e governamentais. A Cisco e o Distrito são apenas duas organizações que se juntaram para lançar a primeira pedra. Mas ainda estamos organizando como as organizações poderão participar. Teremos uma fase inicia onde os membros serão pessoas físicas, mas em breve teremos institutos e empresas”, explicou Rodrigo.

Desafio para startups de cibersegurança

O Programa de Inovação Aberta CyberTech tem o objetivo de alcançar empreendedores e startups de segurança cibernética que queiram tornar o ecossistema digital mais seguro, projetando soluções que auxiliem CISOs e demais profissionais em suas tomadas de decisões na análise e respostas a ameaças cibernéticas.

Com duração de seis meses, o desafio pretende estimular a ideação e desenvolvimento de soluções inovadoras, baseadas no Cisco SecureX, plataforma nativa em nuvem com recursos XDR.

Sob o tema “Threat Hunting & Incident Response” (‘Busca a Ameaças e Resposta a Incidentes’ na tradução livre), as startups consideradas aderentes ao desafio proposto e selecionadas na primeira etapa seguem para a fase de mentoria sobre Tecnologia, Hiring (contratação de talentos) e Growth/Vendas com duração de dois meses, além de poderem utilizar o espaço físico do Cisco Secure Cyber Hub.

Após essa fase, as startups selecionadas participam do Demo Day para apresentarem a evolução de suas soluções e recebem mais um mês de mentoria, seguida por avaliação final dos jurados especialistas do setor.

Gustavo Araujo, co-fundador e CRO do Distrito, destaca que essas duas novas ações do Movimento favorecem a consolidação de um ecossistema de inovação em cibersegurança no Brasil. “O evento é uma ótima oportunidade para fortalecermos um modelo de negócios que atende startups, corporações e investidores no setor. O avanço da nova economia demanda um avanço também na segurança das informações. São aspectos que andam lado a lado, e se comunicam diretamente com necessidades reais da sociedade”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.