Movimento Brasil Digital anuncia mudanças e se torna fórum permanente

Eu Capacito passará a ser gerido pelo Instituto IT Mídia, que continuará conduzindo estudos sobre digitalização brasileira

Author Photo
3:12 pm - 09 de abril de 2021

O Movimento Brasil Digital anunciou esta semana que está deixando o atual formato associativo e se tornando um fórum de discussão permanente. Desde 2018, o MDB reuniu importantes atores do mercado de tecnologia para promover diálogos entre os setores público e privado em prol da aceleração da transformação digital brasileira.

Os projetos criados pelo Movimento nos últimos três anos ganharão vida própria e novo modelo de gestão. O Eu Capacito, plataforma de capacitação em tecnologia, será gerenciado em conjunto pelo Instituto IT Mídia e pela FIAP – cujo CEO, Gustavo Gennari, é cofundador do MBD. Já os estudos de mercado feitos pelo MDB serão executados pela equipe do instituto em conjunto com parceiros.

Leia mais: Sócios do BTG Pactual lançam instituto de ensino superior em tecnologia

“Desde o início imaginamos que esta seria uma iniciativa com começo, meio e fim. Agora, por conta da pandemia, entendemos que nossa bandeira principal está fincada”, explica Adelson de Sousa, cofundador e presidente do conselho do Movimento. “Governos e empresas de todos os portes sentiram na pele a necessidade de entendimento e aplicação maior de tecnologia e a transformação digital passou a ser uma agenda muito mais disseminada se compararmos com o ambiente que vivíamos no início do MBD.”

Atenção constante

O fórum de discussão permanente que o MBD está se tornando prevê encontros periódicos. Neles, os executivos vão avaliar aspectos da inovação no país e de agendas temáticas específicas, como a digitalização responsável.

Já o programa de capacitação gratuita e digitalização profissional Eu Capacito, além dos estudos de mercado como o “Relatório de 5G”, feito em parceria com a IDC, e o Ranking de Competitividade Digital, que tem como parceiro a Fundação Dom Cabral (FDC), além do o Manual de Digitalização Responsável, continuarão a serem executados.

“Continuaremos focados em criar profissionais capacitados para a economia digital por meio de cursos online e em subsidiar o mercado com dados que irão guiar os próximos passos da transformação digital”, afirma Vitor Cavalcanti, diretor-geral do Instituto IT Mídia e diretor-executivo do MBD.

Resultados do Movimento

Apenas no último ano, as iniciativas do MBD chegaram a milhões de brasileiros por meio de mais de 80 veículos de comunicação. O Relatório de 5G, por exemplo, apontou oportunidades de ganhos de US$ 22,5 bilhões apenas no B2B, além da necessidade de estabelecer um calendário nacional urgente para que as oportunidades sejam aproveitadas.

O relatório também alertou sobre o modelo de leilão em curso pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e a de realizar um leilão com viés de investimento, não arrecadatório.

O Ranking de Competitividade Digital, por sua vez, mostrou necessárias medidas para que o país alcance melhores condições de competitividade no mundo digital, sobretudo no campo de educação e burocracia. O relatório, divulgado em parceria com a FDC, exaltou exemplos de cidades e Estados brasileiros cujos modelos podem ser replicados em outras regiões brasileiras.

Eu Capacito: maior legado

A educação sempre foi uma bandeira do MDB, e o Eu Capacito é o maior exemplo. Com dois meses de vida já contava com mais de 30 mil pessoas cursando um dos mais de 100 cursos. Atualmente conta com mais de 120 mil usuários únicos e contabiliza mais de 50 mil alunos.

O programa já conta com apoio de 24 parceiros: ArcelorMittal, CISCO, CUBO Itaú, Deloitte, EDP, Ericsson, EY, Fundação Dom Cabral, FIAP, Globo, Gol, Google, Great Place to Work, Green4T, IBM, IT Mídia, Korn Ferry, Microsoft, Oracle, PG Advogados, Sabin, Salesforce, Serasa Experian e Soul Code.

Em breve, a plataforma irá disponibilizar trilhas de cursos necessários para capacitar profissionais para competirem por vagas de trabalho específicas, auxiliando empresas a suprirem gaps de recrutamento e ajudando profissionais a se inserirem no mercado em áreas promissoras. “Os cursos podem ser a porta de entrada para a construção de uma carreira em um mercado em franca expansão ou mesmo para que profissionais ameaçados pela digitalização possam ressignificar suas profissões. Só a implantação da infraestrutura do 5G, por exemplo, deve gerar mais de 200 mil vagas nos próximos anos”, explica Cavalcanti.

O Eu Capacito foi lançado em novembro de 2020 disponibilizando gratuitamente formações técnicas ou ferramentais, divididas em quatro trilhas: Tech, Fluência Digital, Soft Skills e Empreendedorismo. Entre os temas dos cursos oferecidos estão Phyton, Business Inteligence, Blockchain, Customer Experience, DevOps, Design Thinking, Agile, entre outros.

A lista completa de cursos pode ser lida no site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.