Sócios do BTG Pactual lançam instituto de ensino superior em tecnologia

Projeto patrocinado por doação de R$ 200 milhões de André Esteves conta com apoio do BTG Pactual e quer formar líderes inovadores

Author Photo
5:09 pm - 08 de abril de 2021

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), instituição privada e sem fins lucrativos cuja proposta é oferecer ensino tecnológico de ponta, foi lançado esta semana por sócios do banco de investimento BTG Pactual. O projeto é patrocinado por uma doação de R$ 200 milhões da família de André Esteves, o fundador do banco, com apoio institucional do próprio BTG Pactual.

O objetivo – declarado por Esteves ao Brazil Journal – é criar um ‘MIT brasileiro‘, referenciando o Massachusetts Institute of Technology, instituição americana reconhecida pela inovação. As primeiras do Inteli estão previstas para fevereiro de 2022, inicialmente com quatro cursos de graduação presenciais: Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Os cursos terão duração de quatro anos, divididos em 16 módulos. Em cada módulo os estudantes desenvolverão um projeto para atender as necessidades de um parceiro de mercado, seja de empresas privadas, startups ou ONGs. Para o primeiro ano estão previstas 250 vagas. A meta é ter mil alunos matriculados até 2025.

Leia também: Mastercard: e-commerce brasileiro respondeu por 11% do varejo em 2020

Os alunos deverão desenvolver-se em três conjuntos de competências: computação, aprofundando em inteligência artificial, ciência de dados, segurança cibernética; negócios, abordando áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, marketing digital, people analytics e sustentabilidade; e em aspectos comportamentais como comunicação, ética e resiliência. O objetivo é que os alunos aprendam, desde a primeira semana de aula, a causar impacto real na sociedade, orientados todo o tempo para buscar soluções para as ineficiências do mundo de forma prática.

O Instituto também oferecerá bolsas de estudos. No futuro, o Inteli prevê, ainda, a oferta de cursos de pós-graduação, ensino à distância, uma incubadora de startups e cursos livres.

Entre os próximos passos está a assinatura de acordo para instalação do Campus em um espaço horizontal e arborizado de 9 mil m² em São Paulo, e o levantamento de recursos para financiar as bolsas de estudos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.