Movile lança programa de liderança exclusivo para profissionais negros

Iniciativa cobre empresas investidas pela companhia, entre elas o iFood e Sympla. Programa busca acelerar carreiras

Author Photo
9:00 am - 27 de abril de 2022

A Movile, investidora de empresas de tecnologia, entre elas o iFood, lançou um programa em busca de acelerar o desenvolvimento de profissionais negros que estão em posição de gerência. O Black Leadership Program tem duração de oito meses e conta com trilhas de soft e hard skills desenvolvidas em parceria com a FIAP e a Gestão Kairós.

A Movile, juntamente com as empresas investidas, se tornaram signatárias do Pacto de Promoção da Equidade Racial em 2021. Mais de 30 profissionais do iFood, Sympla, MovilePay e Zoop participarão da 1ª edição do programa.

“O objetivo do projeto é desenvolver lideranças negras para assumirem posições estratégicas nas empresas em que trabalham ou em outras companhias do portfólio da Movile e, assim, trazê-las para a mesa de decisão”, explica Isadora Gabriel, diretora de pessoas na Movile.

Durante os oito meses de duração, o programa contará com trilhas de conteúdo, mentorias individuais e encontros temáticos com executivos negros do mercado para ampliar o conhecimento e a rede de relacionamento entre os participantes. Além disso, eles serão acompanhados de perto por um time de profissionais da Movile e das investidas. O objetivo é que eles alcancem o próximo passo de carreira em até 2 anos, sendo priorizados em vagas futuras em cargos de direção em suas empresas ou nas demais companhias investidas pela Movile.

“Esperamos que o programa auxilie não somente no aprimoramento das habilidades desses profissionais, tornando-se uma referência para os colaboradores negros e não-negros dentro de todas as empresas investidas pela Movile, como também promova um ambiente seguro e acolhedor para todo talento negro que queira trabalhar conosco”, destaca Patrick Hruby, CEO na Movile.

Cenário

Segundo dados do Insper compartilhados pela companhia, a remuneração de um homem branco supera em até 159% a de uma mulher negra, mesmo com as mesmas qualificações.

O estudo “Diversidade, Representatividade & Percepção – Censo Multissetorial”, realizado pela Gestão Kairós, indica que os negros representam 17% da alta liderança e, desse total, apenas 3% são mulheres negras. Quando olhamos para o quadro geral de funcionários, 33% são profissionais negros, dos quais apenas 8,9% são mulheres negras.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.