Categories: Notícias

Motorola Solutions mira utilização de redes 4G para ampliar sistemas de radiocomunicação

A popularização de aparelhos smartphones e o início da liberação das faixas de 700 MHz, que atualmente são utilizadas por sinal analógico de TV, são dois fatores que motivam a Motorola Solutions a ampliar suas redes de telecomunicações voltadas a missões críticas.

O objetivo é integrar as duas formas de comunicação – rádio e 4G (LTE). Para isso, a companhia tem um sistema que interliga essas duas redes – o chamado WAVE Mobile Communicator, aplicativo para Android ou iOS. Com o app, o usuário consegue acesso a uma frequência de radiocomunicação e utiliza o smartphone como se fosse um rádio. 

Edson Trentini, diretor de engenharia da companhia, afirma que esse recurso amplia o alcance e as possibilidades de uso da rede como um todo. Trentini explica que a rede de rádio é privada e limitada a uma determinada distância e o 4G pode atuar como parceiro para ampliar esse alcance. 

Mas, por outro lado, somente uma rede celular não dá conta em casos de emergência, por isso equipes de missão crítica precisam de rádios. “Em grandes eventos, com grande aglomeração de pessoas, por exemplo, dificilmente você consegue sinal de celular. Mas as equipes de segurança e bombeiros precisam estar conectados. É nesse quesito que os rádios são essenciais”, disse Trentini, durante evento com jornalistas.

O setor público representa cerca de 60% dos negócios no Brasil. A Policia Militar de São Paulo, por exemplo, tem uma rede própria, com tecnologia Motorola Solutions, que cobre o estado inteiro. Mas, por enquanto, o único contrato fechado que inclui os recursos do WAVE foi com a Polícia Civil. Outro projeto que atualmente está sendo implementado na Linha 6 do Metrô de São Paulo terá a tecnologia como um dos recursos instalados no sistema de comunicação digitalizado.

Com o objetivo de ajudar os serviços brasileiros a terem o sistema integrado com LTE, a Motorola Solutions está de olho na faixa de 700 MHz para criar sua própria rede. O foco é desenvolver uma “bolha de LTE”, tanto em localidades isoladas quanto em ambientes urbanos que ainda não possuem instalação prévia. De acordo com a empresa, a lei de distribuição de frequências garante uma parte dessa faixa de 700 MHz para serviços destinados à segurança pública, que é o caso dos projetos da Motorola. “Já realizamos testes no Rio de Janeiro com nossa rede própria. É o que recomendamos e buscamos: utilizar uma rede própria. Atualmente o serviço conecta a rede de operadoras”, explicou.

Elton Borgonovo, presidente da empresa no Brasil, destacou que a utilização de LTE permite o compartilhamento de outros tipos de recursos, como colaboração multimídia com vídeos em tempo real, mapas, imagens e reconhecimento facial. “Uma equipe de resgate, por exemplo, pode enviar informações em vídeo para a central de operações”, comentou.

Vetores de crescimento
Borgonovo aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos negócios e classificou 2016 como positivo. A perspectiva é fechar o ano com crescimento de um dígito em relação a 2015, impulsionado principalmente por contratos de soluções “como serviço” (que não inclui a venda de hardwares), boa alternativa para o atual momento de retração. “Serviços representam 40% dos negócios globalmente, mas no Brasil a representatividade passa desse número”, afirmou o executivo.

Após um primeiro trimestre desafiador, por conta de incertezas políticas, o segundo e o terceiro trimestres foram aquecidos por conta da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em que a empresa prestou serviços para equipes de segurança e fechou grandes contratos.

Também no âmbito de governo, o executivo destacou três grandes projetos de modernização dos sistemas de radiocomunicação nos estados do Maranhão, Minas Gerais e Paraíba. Outros dois setores classificados como vetores de crescimento foram papel e celulose e transporte/logística.

Recent Posts

Ex-diretor da NSA junta-se ao conselho da OpenAI para fortalecer segurança cibernética

A OpenAI anunciou na última quinta-feira (13) a nomeação de Paul M. Nakasone, ex-general do…

17 minutos ago

Por que o call center na nuvem vai crescer significativamente no Brasil?

O mercado de Contact Center as a Service (CCaas) está em um momento aquecido no…

1 hora ago

5 cursos gratuitos para melhorar a produtividade no trabalho remoto

Um estudo recente do Gartner apontou que, até 2025, cerca de 70% dos trabalhadores do…

2 horas ago

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

3 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

3 dias ago