Moderna usará computação quântica e IA da IBM na fabricação de vacinas

Com acordo, Moderna espera acelerar descobertas na pesquisa de RNA mensageiro, podendo influenciar no desenvolvimento de terapias

Author Photo
9:22 pm - 24 de abril de 2023
moderna, vacina, ibm, computação quântica Imagem: Shutterstock

A Moderna, empresa de biotecnologia e pioneira na fabricação de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), utilizará computação quântica e inteligência artificial, para avançar e acelerar a pesquisa e a ciência do mRNA. A adoção das tecnologias se dará em parceria com a IBM.

Na visão de Stéphane Bancel, CEO da Moderna, é também um acordo que preparará a empresa para a era da computação quântica e outras tecnologias transformacionais. “Estamos buscando avanços revolucionários com a computação quântica, por isso, investimos agora na construção de uma força de trabalho pronta para a tecnologia e assim ficar totalmente preparados para aproveitar o seu poder”, explicou.

Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de IBM Research, destaca que o uso da computação quântica pela Moderna pode acelerar descobertas e ajudar na criação de novas terapias e tratamentos. “A Moderna poderá aproveitar nossos esforços de pesquisa de vários anos em IA generativa para terapias que podem permitir que os cientistas entendam melhor como as moléculas se comportam e facilitar a criação de outras inteiramente novas”, comentou Gil.

Leia também: Google enfrentará GitHub Copilot e Amazon CodeWhisperer com Bard AI

Por meio da parceria, a Moderna e a IBM irão desenvolver em conjunto novos modelos de IA com foco na ciência do mRNA.Os cientistas da Moderna e da IBM aplicarão o MoLFormer, um modelo de fundação de IA que pode ajudá-los a prever as propriedades de uma molécula, e, assim, entender as características de potenciais medicamentos de mRNA.

O objetivo da Moderna será usar o MoLFormer para ajudar a otimizar nanopartículas lipídicas, que encapsulam e protegem o mRNA enquanto viaja no interior do corpo, e o mRNA, que funciona como instruções para as células a fim de combater doenças.

Sob o acordo, a Moderna participará do programa IBM Quantum Accelerator e IBM Quantum Network. A IBM fornecerá acesso a sistemas de computação quântica, bem como expertise para auxiliar a Moderna a explorar casos de uso de ponta nas ciências biológicas impulsionados pela tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.