Mobilidade urbana: onde estamos e para onde vamos?

Painel no IT Forum X 2019 traz grandes nomes do setor para debater o futuro da mobilidade urbana.

Author Photo
2:11 pm - 24 de setembro de 2019

A mobilidade urbana virou tema recorrente e está diretamente ligada com o que as pessoas mais buscam: qualidade de vida. Duas horas no transporte público, três horas parado no trânsito, trens e ônibus superlotados são sinais de cidades em constante crescimento e que ainda não encontraram soluções efetivas para esses problemas.

Iniciativas como o compartilhamento de bicicletas e patinetes e serviços de entrega de “qualquer coisa”, são passos importantes para contribuir com o futuro da mobilidade urbana. Aqui no Brasil, qual é a nossa realidade? E o que esperar do futuro?

Para falar sobre o assunto receberemos:

Ricardo Leite
Ricardo Leite é o diretor-geral no Brasil da BlaBlaCar, a maior plataforma global de viagens compartilhadas. Ricardo nunca possuiu um carro, e conheceu a experiência de compartilhar viagens na faculdade, quando fazia semanalmente o trajeto entre São José dos Campos e São Paulo como passageiro – daí a sua identificação com a BlaBlaCar. Antes da BlaBlaCar, Ricardo atuou como consultor de gestão e foi fundador e CEO da Zocprint, plataforma online de customização de produtos gráficos. O executivo é de Fortaleza/CE, fez MBA na Universidade de Chicago e graduação em Engenharia de Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Douglas Tokuno
Douglas Tokuno é o responsável pela operação do Waze Carpool na América Latina. O executivo entrou para o time do Waze em 2017 para liderar a chegada desse serviço ao país. Antes disso, Douglas fazia parte da equipe de Produtos e Estratégia do YouTube no Google. Em paralelo a sua atuação na empresa, o executivo foi mentor de negócios na Startup Farm e no Google Campus por dois anos. O executivo é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração pela FEA-USP.

Carlos Mira
Economista e pós-graduado em marketing, tem mais de 35 anos de experiência no setor de logística e transportes. Foi Presidente da ASLOG (Associação Brasileira de Logística) e CEO de grandes empresas do setor. Desde 2014 empreende com a startup de tecnologia aplicada à logística TruckPad – o app da carga. Sua startup venceu o concurso Plug and Play Tech Center Winter Expo – no Vale do Silício (EUA), como “a startup mais inovadora do mundo”, hoje está listada entre as “100 Open Startups” e recebeu investimentos da Movile (dona do iFood e IngressoRápido) e da Mercedes-Benz. Sua carreira profissional ainda inclui a publicação do livro ‘Logística, o Último Rincão do Marketing’ além de ter sido diretor de marketing da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Luca Cafici
Com pouco menos de 30 anos, ele já criou três empresas em três países diferentes, extraindo sucesso e muita bagagem adquirida. Com sua aguçada visão de negócio, Luca criou a InstaCarro, encontrando potencial em um serviço de venda de carros mais rápida do que feirões, mais eficaz que anúncios, e mais segura do que concessionárias. Criou, então, o processo em que se pode vender um carro em 90 minutos, reunindo mais de 3.000 lojistas disputando via app os modelos ofertados, e pagando os clientes em menos de 24h. Hoje, a startup é referência em venda rápida de veículos, tendo um formato único e consolidado no mercado automotivo, transitando mais de R$500 milhões em seus 4 anos de funcionamento.

O painel será mediado por Flavio Tavares, referência em mobilidade corporativa no Brasil, tem incentivado empresas a repensarem a maneira como fazem negócios e a terem um olhar mais sensível em relação às pessoas. Em 2012, fundou o Instituto PARAR com o intuito de conectar players do setor automotivo e de mobilidade a startups inovadoras que querem transformar o amanhã. É palestrante, diretor de marketing da GolSat, mentor de startups e uma das maiores vozes sobre propósito e impacto social.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados por mais de 200 palestrantes. Para saber mais sobre o evento é só clicar aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.