Mobilidade revoluciona modelo de negócios da Bradesco Seguros

Curt Cortese Zimmermann, diretor de TI da Bradesco Seguros, coloca a empresa na rota do digital e transforma interação com cliente

Author Photo
10:15 pm - 27 de março de 2018
Curt da Badesco Seguros

O segurado Bradesco passou a ter na palma da mão todos os produtos de que precisa, com uma mesma identidade visual. O protagonista dessa novidade é o aplicativo (app) Bradesco Seguros Celular, que integra todos os apps da empresa em uma só interface.

Essa plataforma revolucionária, leve e com perfil integrador, proporciona navegação fácil, desenvolvida com base na experiência do cliente. Por essas e muitas outras facilidades, tornou a trajetória profissional de Curt Cortese Zimmermann, diretor de Tecnologia da Informação da Bradesco Seguros, ainda mais bem-sucedida. Ele conquistou o primeiro lugar do prêmio Executivo de TI do Ano 2018, promovido pela IT Mídia e Korn Ferry, na categoria Seguradoras e Serviços Financeiros, justo com o projeto Bradesco Seguros Celular.

Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas de Informação pela PUC Rio Grande do Sul e MBA na Harvard Business School (EUA), Zimmermann tem mais de 30 anos de carreira na área de TI e nessa trilha passou por várias indústrias, como varejo e finanças, além de consultorias.

“Trabalhar em consultoria foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional, pois aprendi que não existe uma única forma de se fazer as coisas. Isso nos dá mais flexibilidade para desenhar projetos adequados às expectativas dos clientes”, diz.

Seu ingresso na Bradesco Seguros é recente (agosto de 2016) e interessante. Ele veio do HSBC, onde era responsável pelos departamentos de TI e de Operações. Com o anúncio da compra da instituição pelo Bradesco, em agosto de 2015, foi convidado por Maurício Minas, vice-presidente de Tecnologia do Banco Bradesco, a ocupar a função de diretor de TI da Bradesco Seguros.

“Minha preparação teve início no momento do aceite do convite. Mergulhei em todo o processo de integração de equipes, preparando estrutura e time para os novos desafios. Sendo assim, quando ingressei na Bradesco Seguros, um ano depois, já havia feito meu aquecimento e estava pronto para entrar em campo. Por isso, não enfrentei o desafio da adaptação. Já me sentia em casa”, relata.

O executivo acrescenta que a cultura do Bradesco acolhedora e de colaboração contribuiu para a total adequação, em linha com seus princípios e valores. “De tal forma que quando percebi, já estava no jogo. E ainda porque me proporcionaram um ambiente propício, com toda autonomia e suporte.”

Zimmermann diz apreciar a atual estratégia voltada à inovação na Bradesco Seguros, apoiada em três pilares: Digitalização, Inteligência Artificial e Blockchain. O segmento de seguros, ele diz, vive um momento de transformação, com novos entrantes, nascidos no berço digital. “Estamos no caminho certo nessa arena. E tudo tem de caminhar em alta velocidade. Inteligência artificial, digital e blockchain estão batendo à porta”, destaca.

União de forças

A área de Inovação do Banco Bradesco também atende à Bradesco Seguros. Dessa forma, a seguradora conta com estrutura e inteligência que a colocam à frente dos princípios da nova era, na avaliação de Zimmermann. “Colaboração e compartilhamento do conhecimento são vitais para o crescimento. Hoje, nenhum desenvolvimento é individual. O ambiente tem de ser colaborativo”, ressalta e defende o executivo.

De acordo com o CIO, os clientes estão migrando para um tipo de relacionamento com as marcas de maneira diferenciada e é preciso identificar os novos traços de comportamento e expectativas. “Nosso time trabalha constantemente superando desafios, criando produtos e serviços em linha com o perfil do consumidor da nova economia.”

E confessa: “Isso dá um ‘gostinho’ de conquista em todos nós. Na verdade, toda essa velocidade exigida pelo universo digital instiga a minha equipe. Eles buscam a inovação a todo o momento porque os desafios chegam de maneira intensa, impressionante”.

O executivo diz estar vivendo um momento em que se sente muito honrado em poder fazer parte da história de transformação digital da Bradesco Seguros, que possui 20 milhões de clientes em variadas modalidades. “Ter um propósito nobre como esse é um estímulo imensurável. E nos leva além das expectativas. Pela primeira vez, depois de mais de 30 anos de carreira em TI, observo o negócio vivendo a TI como nunca. Fica até difícil saber o que é TI e o que é negócio.”

A qualquer hora e lugar

O aplicativo Bradesco Seguro Celular está disponível ao público desde o ano passado, em ação-piloto, mas sem divulgação para download massivo. A estratégia, diz Zimmermann, teve por objetivo identificar primeiramente tudo sobre a experiência dos usuários, necessidades de aprimoramento e sugestões.

Apesar de estar disponível nas lojas de aplicativos para iOs e Android, somente agora será realizada forte campanha, para adesão massiva, certos de que o aplicativo está maduro, com funcionalidades mais prementes e inovadoras. “Mas a sua atualização será constante”, avisa.

O app é um guarda-chuva que abriga três portais com focos distintos: clientes, corretores e colaboradores. Todos eles estão integrados em uma única plataforma. “Primeiramente, lançamos o de clientes e em breve teremos os outros dois.”

“Nosso app é o primeiro de uma seguradora a ser desenvolvido com um chatbot baseado em inteligência artificial para atendimento ao cliente. Somos precursores dessa iniciativa no mercado. A inspiração veio do BIA (Bradesco Inteligência Artificial), projeto de tecnologia de computação cognitiva do Banco Bradesco”, destaca.

Esse recurso proporciona uma experiência moderna e interativa ao cliente, que ganha mais autonomia e agilidade no atendimento, com respostas imediatas, promovendo a fidelização do segurado. E ainda há espaço para esclarecimento de dúvidas, reclamações e sugestões.

De acordo com Zimmermann, a facilidade começa pelo login, que pode ser feito por meio da digital do usuário. A partir daí, é possível acessar diversas informações do segurado, como apólices e carteirinhas do plano de saúde.

Alguns dos valores agregados do app é o acesso direto do correntista ao aplicativo do Banco e a integração com o Clube de Vantagens, Carteira Digital e Shopping de Seguros. “Quando o segurado é direcionado ao marketplace Shopping de Seguros, ele pode contratar nossos produtos diretamente na plataforma”, diz.

Com a integração desse canal de vendas, a Bradesco Seguros passou a contar com mais uma opção prática e rápida de vender, ampliando as conversões em outros produtos que possam ser do interesse do cliente.

Para Zimmermann, o aplicativo Bradesco Seguros Celular é um marco para a seguradora na nova era e grande diferencial competitivo para o negócio, em um momento de transformação do setor. “Estamos em alerta constante, prontos para oferecer cada vez mais inovações”, finaliza o vencedor.

Finalistas da categoria Seguradoras e Serviços Financeiros

1º Curt Cortese Zimmermann – Bradesco Seguros
2º Wilson Leal – Tokio Marine
3º Danilo Zimmermann – Alelo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.