Mobile first: cuidado com clichés disfarçados como verdades

Author Photo
11:20 am - 02 de maio de 2016
Um cliché é uma frase ou ideia que, embora muitas vezes baseada na verdade e boa intenção, sofre mutações ao longo do tempo. Clichês acontecem quando transformam uma visão em algo simplista. 
Jake Sorofman, vice-presidente de pesquisas do Gartner, lembra que vemos uma série de clichês nos negócios e na comercialização de produtos e ideias. O fato não é nenhuma surpresa: clichês buscam alívio na forma de explicações simples, arrumadas e convenientemente embaladas.
Quando alguém estabelece esse tipo de pensamento, há a tendência de adotá-lo para tudo. Essa é a natureza humana. Sorofman propõe uma reflexão sobre o uso de clichês no mercado de mobilidade. Ele conta que quando o termo mobile first surgiu havia um certo desdém sobre ele. Afinal, como argumentar que o móvel vem em primeiro lugar? “O marketing moderno é complexo e o mobile first traz uma ideia tão simplista”, reflete.
Segundo ele, no entanto, é importante reconhecer que a ideia de mobile first é realmente apenas um instrumento que começa a comunicar a complexidade do desafio. “Adotar uma filosofia mobile first não responde à questão mais complexa de como envolver clientes e outras partes interessadas em um mundo multicanal”, questiona o analista.
Na verdade, a resposta para essa questão não deve começar com uma discussão sobre canais. Em vez disso, deve iniciar com uma compreensão e empatia em relação às necessidades, motivações e objetivos dos clientes. “Eles são móveis? Provavelmente sim. São móveis por experiência? Muito raramente.”
Pegue a Macy’s como exemplo. Eles abraçaram o mobile first pela primeira vez como um princípio de design, porque mais de metade do seu tráfego do site vem de um dispositivo móvel. Mas isso é apenas o começo de uma exploração com muito mais nuances. A Macy’s não olha para o móvel como um canal discreto, mas como o centro de uma estratégia multicanal que engloba uma série de interações.
Em suas lojas, por exemplo, os funcionários são equipados com dispositivos móveis para que eles fiquem tão bem informados quanto seus consumidores. “O ponto que quero chegar é que enquanto mobile first pode ser um slogan para transmitir a primazia dos móveis, nos obriga a uma compreensão mais matizada sobre a estratégia que está por trás”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.