Mobile banking é canal favorito de brasileiros

Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 dá panorama sobre pagamentos no País

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6:02 pm - 26 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Sete em cada dez transações bancárias dos brasileiros são feitas por meio de mobile banking, consolidando o canal como o preferido da população. Nos últimos cinco anos, as transações pelo smartphone tiveram um significativo crescimento de 251% no Brasil – enquanto o volume de transações totais dobrou, as movimentações pelo smartphone cresceram 3,5 vezes no país.

Em 2023, foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias nos smartphones dos clientes, um avanço de 22% na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 (ano-base 2023), realizada pela Deloitte.

Segundo Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa, a tendência do crescimento do mobile é continuar em crescimento. O Pix ajuda no incremento, mas não é o único responsável. “Os serviços ofertados estão aumentando, os bancos agregam os serviços e querem tornar os aplicativos melhores e mais completos. Tudo isso me faz acreditar que o mobile continuará sendo o principal canal de transação financeira”, diz ele em coletiva de imprensa.

Em média, 52 transações mensais são feitas por conta no canal mobile banking. Do total de clientes ativos no mobile, 72% são heavy users, ou seja, clientes que fizeram mais de 80% das suas transações neste canal nos últimos três meses. A praticidade e a conveniência oferecida por dispositivos móveis os tornam os preferidos dos clientes – para os heavy users, os acessos às plataformas bancárias ocorrem pouco mais de uma vez ao dia.

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Os brasileiros também estão utilizando cada vez mais serviços bancários. Em 2023, fizeram 186 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelas instituições financeiras, um aumento de 19% frente ao ano anterior. A pesquisa mostra ainda que as transações pelos canais digitais dos bancos, que além do celular também incluem o internet banking e aplicativos de mensagens, correspondem a 79% do total, ou seja, praticamente 8 em cada 10.

Outro destaque do levantamento são os aplicativos de mensagens instantâneas, que cresceram 76%, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões. Todos os bancos que participaram da pesquisa (22 no total) disseram oferecer canais de mensagens instantâneas. Entre as principais transações feitas por meio dos canais estão transações não financeiras de cartão de crédito (31%), outras transações (26%), pesquisa de saldo e extrato (24%) e renegociações de dívidas (18%).

Mulinari também divide que o volume de interações dos bancos com os seus clientes está em crescimento. Do total, 33% das instituições financeiras oferecem plataformas de market place para seus clientes.

Pix: protagonista do sistema financeiro

A pesquisa revelou que o Pix consolidou sua adesão no mercado brasileiro, conquistou maturidade e, ao mesmo tempo, segue em ascensão: em 2023, as instituições participantes informaram alta de 16% no total de usuários cadastrados. Segundo dados do Banco Central, a ferramenta foi responsável por adicionar 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro nacional, promovendo a bancarização no País.

Dados mostrados pelo diretor evidenciam que 45% dos usuários de Pix são heavy users. Ou seja, realizam cerca de 30 operações mensais para pessoa física e 50 operações mensais, considerando pessoa jurídica.

A quantidade de transações com o Pix cresceu 74% entre 2022 e 2023, passando de 24,1 bilhões para 41,9 bilhões, segundo dados do Banco Central. A pesquisa também mostrou avanço em todas as formas de pagamento com a ferramenta: QR Code dinâmico (254%), QR Code estático (194%), inserção manual de dados (51%), com chaves Pix (44%) e como iniciador de pagamentos (25%).

“O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro e continua constantemente nos surpreendendo. Suas operações continuam em ascensão e batem consecutivos recordes”, afirma Mulinari.

Em relação aos pontos de venda, o Pix também demonstra protagonismo, com 50% de crescimento nos pagamentos, o que reitera a versatilidade e a crescente adesão ao sistema.

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Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

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