MIT lança programa de melhoria da segurança cibernética em empresas

Author Photo
11:11 am - 11 de março de 2015
MIT lança programa de melhoria da segurança cibernética em empresas

O Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla em inglês), deve anunciar oficialmente em um de seus eventos nesta quinta-feira (12/03), um novo consórcio de pesquisa que visa a ajudar diretores de segurança da informação, os CSOs, a gerenciar melhor a cibersegurança em empresas com infraestrutura crítica. Exxon Mobil e Schneider Eletric SE são os mais novos membros da iniciativa, de acordo com o MIT.

Questões como análise de risco, retorno sobre investimento (ROI) em software de cibersegurança e desenvolvimento de modelos que ajudem em uma proteção mais eficiente das empresas devem ser alguns tópicos do programa, que também contará com um fórum para os CSOs associados.

Cerca de 85% da infraestrutura crítica dos Estados Unidos, como eletricidade, óleo e gás natural, suprimentos, serviços financeiros, telecomunicações, saúde e serviços de emergência são propriedade de companhias e não do governo, o que caracteriza os ciberataques como um risco crescente.

Para Stuart Madnick, que está liderando o Consórcio Interdisciplinar do MIT para a Melhoria da Segurança Cibernética, o programa deve se esforçar em desenvolver novas abordagens e técnicas que meçam a cultura de segurança nas organizações. Conceitos de segurança industrial, como por exemplo aqueles avisos de fábrica indicando quantos dias se passaram sem que acontecesse um acidente, devem ser aplicados nas empresas por meio do programa.

Apesar do lançamento previsto para amanhã, o programa já tem aproximadamente oito membros e está operando há alguns meses. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.