Categories: Notícias

MIT desenvolve técnica para carregar páginas mais rapidamente

A lentidão no carregamento de páginas na web é um problema crescente. Ninguém mais quer esperar o processo. Por isso, já há uma série de técnicas, muitas vezes focada em compressão de dados, que prometem mais velocidade, reduzindo o número de milissegundos no carregamento.
Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência artificial do MIT estão trabalhando em uma ferramenta, chamada Polaris, que busca reduzir o tempo de carregamento de páginas em 34%.
Sua técnica se concentra no mapeamento das ligações, conhecida por ‘dependências’, entre diferentes objetos em uma página, a fim de descobrir dinamicamente a rota mais eficiente para um navegador carregar os vários elementos interdependentes.
“O que ferramentas anteriores fizeram com seus gráficos de dependência entre os objetos na página foi focado na forma como os navegadores de hoje carregam as páginas”, explica o doutorando Ravi Netravali.
Segundo ele, até pouco tempo muitas pessoas tinham como alvo melhorar navegadores, ou tornar motores de JavaScript mais rápidos fazendo com que o processador de HTML fosse mais ágil. “Agora, dado o aumento do acesso via celular, o foco está mudando”, avaliou.
Ele afirma que há toneladas de estudos nos últimos anos que, basicamente, dizem, da perspectiva de um provedor de conteúdo, cada milésimo de segundo ou dezenas de milissegundos de um aumento do tempo de carregamento da página leva a perdas significativas de receitas e base de usuários.
A ideia do Polaris é reverter isso. A tecnologia precisa ser instalada no servidor, e inclui uma ferramenta – chamada Scout – para que as páginas carreguem localmente e extraiam todas as várias dependências.
Os pesquisadores testaram o Polaris em uma gama de condições de rede em 200 dos melhores sites classificados no Alexa, chegando ao resultado de redução de 34% no tempo de carregamento em grande parte dos testes.
Netravali observa que aceleração varia, dependendo da complexidade das páginas da web. Páginas simples não vão ser beneficiadas pela nova técnica, mas páginas mais complexas terão ganhos mais efetivos.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

2 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

2 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

2 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

2 dias ago