MIT abre centro de inovação em Hong Kong

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciou nessa segunda-feira (9/11) que irá abrir o seu primeiro centro de inovação e selecionou Hong Kong para ser o local do seu novo empreendimento.
O centro será uma incubadora de startups e, de acordo com o Instituto, englobará “recursos e talentos para ajudar estudantes a aprender como alavancar ideias mais rapidamente do laboratório para o mercado.”
Além da parte de incubadora, o local irá fornecer oportunidades de pesquisa em parceria com universidades de Hong Kong, uma plataforma para eventos e atividades para a comunidade, bem como estágios. O MIT também planeja ter um espaço para desenvolver protótipos e testar novas tecnologias e hardware.
“A ideia é facilitar uma maneira para que alunos do MIT e de Hong Kong possam colaborar fisicamente ou virtualmente para levar criações para o mercado. Por exemplo, dispositivos médicos, sensores ou robótica poderiam ser prototipados no campus do MIT ou no centro de inovação, testados em Boston ou Hong Kong, e ter pequenas quantidades fabricadas em Shenzhen”, explicou o Instituto por meio de um post no blog..
Em entrevista ao Wall Street Journal, o presidente da organização, Rafael Reif, afirmou que a escolha da cidade chinesa foi devido ao status da região como hub financeiro e a sua proximidade a outros centros de inovação.
Vale ressaltar que o MIT já possui centros internacionais no Japão, Chile e Cingapura, mas o empreendimento de Hong Kong é o primeiro com foco inteiramente em inovação fora dos EUA.