Categories: Notícias

Ministro reforça necessidade de articulação federativa na agenda de CT&I

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, reforçou a necessidade de valorização da agenda política e institucional da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no País.

A avaliação foi feita durante a abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece nesta terça-feira (3), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília. O secretário executivo do MCTI, Alvaro Prata, também participou do encontro.
“O meu papel aqui é o de oferecer todo o esforço que estiver ao meu alcance para valorizar, junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, a agenda de CT&I que precisa de valorização política e institucional”, afirmou. “Junto com vocês, temos de lutar para que os recursos destinados ao sistema [de ciência, tecnologia e inovação] sejam compatíveis com as nossas necessidades e os nossos desafios”, disse.
Nesse sentido, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, empossado em 24 de fevereiro, reiterou que as parcerias entre o órgão, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as FAPs, podem contribuir para que a CT&I, “de fato se integre às políticas de Estado”. “Eu faço um apelo, como presidente do CNPq, para que vocês colaborem com o Brasil, mobilizando a comunidade científica para mostrar presença política”, acrescentou.
Conquista
Aldo ressaltou como uma conquista para a sociedade a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 85, na última quinta-feira (26). Segundo ele, a nova redação da Constituição amplia os horizontes e os compromissos do Estado brasileiro com a ciência, a tecnologia e a inovação. “Precisamos prover energias para uma batalha política e ter uma participação maior no Congresso”, reforçou.
Ele lembrou ainda que cabe às instituições que atuam no sistema de CT&I “preparar o momento para a retomada de desenvolvimento”. “Os ajustes econômicos não são programas nem políticas de governo. Eles são contingências circunstanciais. Você é obrigado a fazer ajustes para recuperar o equilíbrio como uma das condições de recuperar a capacidade de crescer”, afirmou.
Sobre o Confap
O Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, a entidade agrega fundações de 24 estados mais o Distrito Federal. O ministro participou do fórum, a convite do presidente do conselho, Sergio Gargioni.

Recent Posts

Microsoft enfrenta acusações de comportamento anticompetitivo na Espanha

Em meio a crescentes preocupações com o poder da Microsoft no mercado de computação em…

42 minutos ago

Minsait: só 10% empresas tem plano estratégico de IA

A inteligência artificial, principalmente a generativa, ganhou tanta atenção do mundo dos negócios que estudos…

17 horas ago

Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre 244 países com mais de 2 bilhões de…

17 horas ago

Redbelt: 3 vulnerabilidades a serem corrigidas na indústria de commodities

A indústria de commodities, sejam agrícolas, animais, minerais, energéticos ou ambientais, virou alvo dos cibercriminosos,…

18 horas ago

TCS anuncia novo delivery center em Londrina e quer dobrar número de funcionários na região

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de serviços e consultoria de TI, anunciou um novo…

18 horas ago

Fintech SumUp anuncia captação de € 1,5 bilhão

A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…

18 horas ago