Ministro quer criar programa de estímulo ao empreendedorismo tecnológico

Author Photo
3:38 pm - 10 de fevereiro de 2017

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que o governo federal pode articular uma série de iniciativas para estimular o setor por meio de uma política de Estado, transformando conhecimento em geração de riqueza para o Brasil. As ideias de empreendedores seriam a base da estratégia.

Kassab defendeu na última quinta-feira (09/02) a criação de um programa nacional de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica. A ideia, apresentada no workshop promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, é articular uma série de iniciativas, hoje isoladas, no âmbito do governo federal.

O ministro destacou que, quando surge a oportunidade de articulação, é preciso evitar, em primeiro lugar, a superposição de esforços. Pra ele, isso é muito importante, porque implica também em melhor eficiência na utilização dos recursos públicos. “Ao integrar diversos esforços em um mesmo projeto de governo, somamos orçamento e trabalho, para estabelecer uma política efetivamente de Estado”, disse.

De acordo com Kassab, todo o governo federal está convencido de que a saída de uma crise econômica requer investimento em pesquisa e inovação e aposta no empreendedorismo. “O atual mandato tem menos de dois anos pela frente. É evidente que nós temos que saber priorizar, planejar e deixar um legado”, disse. “Espero que esse fórum, com apoio da Presidência da República e da área econômica, possa escolher os melhores caminhos, estruturar equipes e trabalhar de maneira integrada, para que os resultados apareçam no curto prazo, porque o objetivo é apresentar respostas rápidas de uma maneira bastante expressiva. E o resto deixar como legado”, concluiu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.