MiniCom quer conectar Amazônia usando satélites de Elon Musk

Fabio Faria postou foto com fundador da Tesla, SpaceX e Starlink. Bilionário deve visitar o país ‘em breve’, diz ministro

Author Photo
1:43 pm - 16 de novembro de 2021
Fabio Faria e Elon Musk Fabio Faria e Elon Musk. Foto: MiniCom/Reprodução

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou na segunda (15) que está em negociações para usar conectividade via satélite da Starlink, empresa fundada por Elon Musk, no monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais na Amazônia, além de escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos. O ministro postou uma foto com o bilionário americano em seu perfil no Twitter.

O encontro ocorreu em Austin, Texas (EUA), e serviu para discutir uma parceria entre as empresas Starlink e SpaceX com o governo brasileiro. “Queremos aliar a tecnologia desenvolvida por eles [Starlink] com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações”, explicou o ministro.

Leia também: Conheça As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2021

Para Faria, os satélites da empresa podem colaborar com o objetivo de conectar estruturas públicas em áreas remotas. A Starlink pretende ter uma rede de 4.500 satélites orbitando em baixa altitude – cerca de 2.000 km de altitude. Atualmente são 1.500 desses equipamentos, fornecendo internet a quase 70 mil usuários no mundo.

Faria também se reuniu com a CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell.

Segundo o ministro, Musk virá ao Brasil “em breve” para discutir o acordo, mas não forneceu uma data precisa nem detalhes sobre o estágio das negociações.

Há alguns dias, Faria também se reuniu na Escócia com executivos da OneWeb, empresa britânica que oferece o mesmo tipo de solução usando 350 satélites de baixa órbita. Na ocasião, não foram dados maiores detalhes sobre o encontro.

* com informações do Ministério das Comunicações e da Folha de S.Paulo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.