MiniCom leva internet de alta velocidade para Fernando de Noronha

Author Photo
7:20 pm - 10 de março de 2016
O Ministro das Comunicações, André Figueiredo, anunciou nesta quinta-feira (10/3) que levará internet de alta velocidade para Fernando de Noronha (PE) por meio do satélite geoestacionário brasileiro. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Banda Larga, que será lançado no primeiro semestre com nova roupagem e atenderá regiões isoladas.
O ministro se reuniu com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. Também participaram do encontro o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, o deputado federal Wolney Queiroz, e o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira. 
Os executivos debateram também sobre a expansão da rede de fibra óptica no Estado a partir da parceria com a Telebras. “Busco mostrar a importância da inclusão digital para o pleno desenvolvimento do País. Com malha de cabos e o complemento do satélite, levaremos conexão rápida para 70% dos municípios, que representa 95% da população”, explicou o ministro.
O lançamento do satélite geoestacionário está previsto para ocorrer entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017, tendo um investimento de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Construído pela Thales Alenia Space (TAS), empresa franco-italiana, e supervisionado pela Visiona, parceria entre a Embraer e Telebras, o equipamento permitirá também comunicações estratégicas do governo federal.
Com 5,8 toneladas e capacidade de transmitir 54 gigabits por segundos, o dispositivo contará com a banda Ka – que corresponde a 75% da sua capacidade – para ser usada na difusão do sinal para conexão à internet.
*Com informações do Ministério das Comunicações

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.