MicroStrategy promete encurtar jornada digital com Intelligent Enterprise

Conceito criado pela empresa reúne tecnologias e metodologia capazes de antecipar oportunidades de negócio por meio do uso de dados confiáveis

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9:00 am - 04 de setembro de 2018
Intelligent Enterprise MicroStrategy

Encurtar a jornada rumo ao digital mais do que atraente é um forte aditivo em arenas altamente competitivas. É com essa bandeira que a MicroStrategy, empresa de plataformas analíticas e software de mobilidade, acena para o mercado por meio do conceito Intelligent Enterprise, sua mais nova estratégia para ajudar as organizações a transformarem seus negócios.

Mas o que é uma empresa inteligente na visão da MicroStrategy? “É aquela que faz uso do Big Data, é orientada a dados e é capaz de antecipar-se a desafios e oportunidades, transformando-os em lucro e crescimento. E as inovações digitais devem ser aplicadas para fazer essas coisas acontecerem”, responde Flavio Bolieiro, VP América Latina da MicroStrategy.

Segundo ele, a nova estratégia reúne tecnologia e metodologia com o objetivo de disseminar a cultura, antecipar oportunidades de negócio por meio do uso de dados confiáveis, inteligência artificial e analítica no ambiente corporativo.

Mas antes de tudo, ele ensina, é preciso pavimentar a nova estrada, transformando processos analíticos em digitais e implementando metodologias e processos inteligentes. “Nossa plataforma ajuda a empresa a minerar e analisar os dados e, antes de tudo, avaliar seu nível de maturidade de forma gráfica. A informação visual é imediata, simples e rápida”, diz.

O primeiro passo na linha do conceito é a construção do Mapa Intelligent Enterprise, apoiado em metodologia para avaliar, implementar, construir e operacionalizar todo o processo. Inicialmente, são identificados sete estágios que classificam o nível de maturidade tecnológica da empresa para que ela se torne inteligente.

Eles incluem desde organizações com implementações fragmentadas de analyitcs, as que possuem implementações departamentais, até aquelas que já adquiriram uma visão 360º e ambientes únicos, usando ferramentas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Telemetria, Big Data, Voice Bots, e Realidade Aumentada e Virtual.

Inteligência e sabedoria

O time de consultoria da MicroStrategy é quem realiza a avaliação de maturidade tecnológica, resultando em um ranking que posiciona como está o projeto do cliente em relação às melhores práticas do mercado. O procedimento traz uma visão clara de como direcionar os investimentos para uma Intelligent Enterprise.

“Usar todo o conhecimento obtido com a análise de dados e transformá-lo em ações sábias é o diferencial. A tecnologia é o principal apoio para atingirmos esse objetivo. Mas sozinha ela não faz muita coisa. Daí a importância de agregarmos metodologia e processos.”

O executivo destaca que para que qualquer tecnologia disruptiva tenha seu máximo potencial explorado na trajetória digital, os dados precisam ser tratados, analisados e triados. Dessa forma, poderão ser transformados em informações estratégicas que servirão de esteira para oportunidades de negócio.

“O que se pode perceber é que os dados são o princípio de tudo. De nada adianta implementar tecnologia inovadora se os dados não têm qualidade. A nossa plataforma ajuda as companhias a minerá-los e a analisá-los.”

Bolieiro alerta que um grande perigo é não fazer essa análise, seguida de um planejamento da jornada no digital. “E o que vai balizar toda essa ação é a informação de onde a organização pretende chegar. Assim poderemos saber quais tecnologias deverão ser adotadas. A transformação digital não impõe o uso dessa ou daquela tecnologia e sim de recursos adequados para levar a corporação a alcançar seus objetivos de negócio em seu mercado de atuação, de maneira altamente competitiva.”

Relatório global confirma importância dos dados

O Global State of Enterprise Analytics 2018, relatório da MicroStrategy, conduzido pela consultoria global de pesquisa Hall & Partners, abordou 500 profissionais da área de Analytics e Business Intelligence (BI) em cinco países, entre eles o Brasil, para avaliar a relevância das iniciativas relacionadas a dados.

Um dos principais resultados apresentados pelo estudo é que “mais e melhores dados são o caminho para criar uma vantagem competitiva para ter sucesso no futuro. As empresas não estão apenas usando big data para melhorar as operações principais, mas também para transformar as experiências dos clientes e criar modelos de negócios”.

Sendo assim, revela a pesquisa, empresas orientadas por dados em todo o mundo relatam que os dois principais benefícios de suas iniciativas de análise de dados são eficiência e produtividade melhores (63%), bem como tomada de decisão mais rápida e mais eficaz (57%).

Outro dado relevante identificado é que cloud computing, Big Data e Inteligência Artificial/aprendizagem de máquina são tecnologias que terão grande impacto nas iniciativas de Analytics. Os entrevistados apontaram cloud computing (24%), Big Data (20%) e inteligência artificial/aprendizagem por máquina (18%) como as tendências que terão os impactos mais significativos nos próximos cinco anos.

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