Microsoft trará avatares e ambientes virtuais Mesh para o Teams

A partir do próximo ano, os usuários do Teams poderão se reunir em espaços 3D para colaborar com os colegas

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9:30 am - 04 de novembro de 2021
Mesh Microsoft Teams Ingnite 2021 Divulgação/Microsoft

Os usuários do Microsoft Teams em breve poderão criar seus próprios avatares animados para se encontrar com colegas em ambientes virtuais 3D, graças à integração futura da plataforma de realidade mista da empresa, Mesh.

O Mesh, apresentado pela Microsoft no início deste ano, fornece ferramentas para o desenvolvimento de ambientes virtuais 2D e 3D para colaboração e comunicação. Até o momento, o esforço incluiu a criação de um aplicativo de colaboração Mesh dedicado para usuários do VR headset da Microsoft HoloLens, bem como a integração de recursos do Mesh – como avatares – com AltSpaceVR, seu software de realidade virtual social. (Ambos estão atualmente em pré-visualização.)

No evento Ignite da empresa, na terça-feira, a Microsoft discutiu planos para integrar a plataforma de realidade mista ao Teams, seu aplicativo de videoconferência e chat no local de trabalho que tem 250 milhões de usuários em todo o mundo.

O que é o Mesh para Teams?

Essencialmente, a integração fornece uma maneira alternativa para os colegas se reunirem por meio do Teams que vai além das chamadas de voz e videoconferência de rotina.

Os indivíduos criam avatares 3D personalizados para se representarem no ambiente virtual e, em seguida, interagirem com os avatares de outros participantes ou usando as tradicionais visualizações em grade das videoconferências do Teams. Para parecer mais real, o avatar pode imitar os gestos do usuário, com a animação da boca do avatar movendo-se em resposta a sinais de áudio quando o usuário fala, por exemplo.

Os avatares irão interagir em um conjunto de “espaços imersivos” pré-construídos para replicar salas de reunião ou mixers sociais, por exemplo, disse a Microsoft. Isso pode permitir que uma equipe de produto crie um espaço virtual com um quadro branco para brainstorming e protótipos de design 3D exibidos em uma mesa. Um fone de ouvido de realidade virtual não é necessário: o Mesh para Teams também pode ser acessado via smartphone e laptop, disse a Microsoft.

O recurso Mesh começará a ser implementado para usuários do Teams na pré-visualização durante o primeiro semestre de 2022, disse a empresa. O preço ainda não foi anunciado.

Aspirações de “metaverso” da Microsoft para o local de trabalho

A Microsoft descreve o Mesh para Teams como uma abordagem do “metaverso”, um termo cada vez mais usado por empresas para descrever ambientes virtuais para colaboração social. O Facebook, que recentemente mudou seu nome para Meta, tem sido particularmente uma voz sobre a ideia, e também tem construído sua própria visão de ambientes virtuais para o local de trabalho; seu Horizon Workrooms, revelado em agosto, oferece funcionalidade semelhante a do Mesh.

A Cisco também tem experimentado reuniões em realidade virtual há muitos anos e, recentemente, lançou um programa piloto para Webex Hologram, uma ferramenta de reunião de realidade aumentada que permite aos usuários interagir com objetos virtuais usando óculos de RA. A startup Spatial também chamou a atenção por seus espaços virtuais de reunião nos últimos anos.

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O Mesh para equipes permite que os usuários criem um avatar, mas ainda usem a configuração de videoconferência tradicional (Reprodução/Microsoft)

Com o Teams, a ideia é que o Mesh torne as reuniões mais envolventes, disse a Microsoft, além de fornecer aos trabalhadores uma forma alternativa de manter a “presença” durante as reuniões sem aparecer na frente das câmeras. Muitas pessoas reclamaram de fadiga quando filmadas por longos períodos durante o dia, então uma representação animada de si mesmas pode reduzir o estresse, afirmou a empresa. Os ambientes virtuais se baseiam no recurso Modo Juntos, que cria um “espaço” bidimensional onde os colegas se encontram, como uma mesa de diretoria ou sala de conferências.

“Você pode pensar no metaverso da Microsoft como um mundo digital persistente conectado a muitos aspectos do mundo físico, incluindo pessoas, lugares e coisas, permitindo experiências compartilhadas entre os mundos físico e digital”, disse Frank Shaw, vice-presidente Corporativo de Comunicações da Microsoft. “À medida que as empresas aceleram sua transformação digital, o metaverso pode ajudar as pessoas a estarem mais [presentes] em reuniões virtuais por meio de avatares, encontrar-se e compartilhar espaços digitais para trabalhar em conjunto e até mesmo se socializar.

“Quando podermos ter uma reunião onde estamos todos presentes juntos no mesmo espaço digital sem estar fisicamente no mesmo espaço – esse é o próximo grande avanço na categoria de computação. E é isso que estamos entregando com o Mesh para Teams”, disse Shaw.

“A Microsoft permitir que Teams mude do suporte 2D para 3D/realidade mista é significativo e reflete uma tendência maior”, disse Wayne Kurtzman, diretor de Pesquisa do IDC. “A mídia social, impulsionada por larguras de banda maiores, permitiu que as pessoas fossem mais visuais. Ele também possibilitou a colaboração em ambientes de jogos, incluindo RV. A necessidade maior de aprender e colaborar globalmente – e interagir com os dados – está tomando o caminho esperado em novas plataformas de engajamento. Em questão de anos, isso criará vantagens para os primeiros usuários e desafios para os que estão atrasados”.

No entanto, Kurtzman alertou: “Sabemos que os navegadores da web podem deixar um rastro de dados pessoais. Engajamentos na vida real potencialmente deixam muito mais dados pessoais para trás. Este desafio deve ser abordado de forma proativa por todos os fornecedores e/ou legislações de privacidade”, disse Kurtzman.

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