Microsoft, SESI e SENAI lançam competição de Inteligência Artificial

Iniciativa selecionará projetos de estudantes que solucionam problemas do setor industrial

Author Photo
7:00 pm - 02 de julho de 2020
competição de Inteligência Artificial Afro student doing homework in college library, using laptop and listening music

Em iniciativa para fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, alunos do SESI e do SENAI poderão se inscrever até 30 de outubro em um desafio nacional para selecionar os melhores projetos com recursos de Inteligência Artificial do Microsoft Azure que solucionem problemas do setor industrial.

As equipes podem ser formadas por até cinco estudantes a partir de 16 anos, com orientação de um instrutor responsável. Os estudantes serão divididos em três categorias a partir do curso em que estiverem matriculados:

Iniciantes – Estudantes do Ensino Médio:

Desafio: Desenvolver um chatbot que auxilie na resolução de um problema ou melhore algum produto ou processo da indústria brasileira.

Veteranos – Estudantes de cursos de qualificação e técnicos:

Desafio: Selecionar um dos desafios registrados na plataforma de inovação e propor uma solução desenvolvida a partir de ferramentas de Inteligência Artificial Microsoft.

Seniores – Estudantes de graduação e pós-graduação:

Desafio: Selecionar um dos desafios registrados na plataforma de inovação e propor uma solução desenvolvida a partir de ferramentas de Inteligência Artificial Microsoft.

“A Microsoft assumiu um compromisso de longo prazo com o Brasil, país no qual operamos há 30 anos. Enxergamos na capacitação tecnológica uma forma de contribuir com o futuro dos brasileiros e aumentar a nossa competitividade. Com essa parceria, conseguiremos ensinar IA para grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, solucionar problemas importantes da indústria nacional”, explica Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil.

As inscrições podem ser realizadas pelo site Saga Senai de Inovação. As aplicações serão avaliadas e selecionados as melhores propostas para resolver os problemas propostos. Para cada categoria do desafio, serão selecionados três projetos finalistas.

Todas as equipes vencedoras receberão vouchers para exames de certificação a Microsoft, e os integrantes das das equipes em primeiro lugar serão premiados também com notebooks.

“O conhecimento em Inteligência Artificial é uma competência fundamental para as profissões. Esse desafio visa despertar nos estudantes do SESI e do SENAI o domínio da Inteligência Artificial para a resolução de problemas reais da indústria”, completa Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.