Microsoft se junta a projeto de desenvolvimento de veículos autônomos da Baidu

A Microsoft anunciou parceria com a chinesa Baidu para avanços no desenvolvimento técnico de veículos autônomos em todo o mundo. Com o acordo, a norte-americana passa a fazer parte da plataforma Apollo, anunciada pela Baidu em abril deste ano.

O Apollo é uma plataforma aberta que fornece uma solução abrangente que suporta todas as principais características e funções de um veículo autônomo. O projeto, com o nome do histórico programa espacial lunar para ilustrar sua escala e complexidade, consiste em serviços de nuvem, software aberto, hardware de referência e plataformas de veículos. Mais de 50 parceiros Já se juntaram à aliança, incluindo o provedor de serviços de navegação e mapeamento global TomTom, os fornecedores Bosch e Continental, além da Grab, principal plataforma de serviços de táxi, aluguel e compartilhamento de automóveis do Sudeste Asiático. A Microsoft entrará no projeto com serviços de nuvem Azure.

Kevin Dallas, vice-presidente corporativo da Microsoft, destaca o ensusiasmo da empresa ao se associar com a Baidu para dar um passo gigante no sentido de ajudar fabricantes e fornecedores automotivos a perceber plenamente a promessa da direção autônoma. “Os veículos atuais já possuem um nível impressionante de sofisticação quando se trata de sua capacidade de capturar dados. Ao aplicar na nuvem global nossa inteligência artificial, aprendizado de máquina e recursos de rede neural profunda para esses dados, podemos acelerar o trabalho já feito para tornar os veículos autônomos mais seguros”, destaca.

De acordo com a McKinsey, até 15% dos carros novos vendidos em 2030 serão totalmente autônomos, o que acelera a necessidade de um ecossistema de parceiros para colaborar em um objetivo comum.

Ya-Qin Zhang, presidente da Baidu, comenta que objetivo com a Apollo é fornecer uma plataforma aberta e poderosa para a indústria automotiva para promover os veículos autônomos. “Ao usar o Azure, nossos parceiros fora da China terão acesso a uma nuvem pública confiável e segura, permitindo que eles se concentrem em inovar em vez de construir sua própria infraestrutura baseada em nuvem”.

A Microsoft já trabalhou com líderes da indústria automotiva para ajudar os fabricantes a absorver enormes volumes de dados de sensores e de uso de veículos conectados e aplicar esses dados para fornecer inteligência para a ação. Empresas como BMW, Ford, Renault-Nissan, Toyota e Volvo estão usando ou anunciaram planos para adotar a tecnologia de nuvem inteligente da Microsoft para ajudar em serviços como assistência ao motorista, manutenção preditiva e mídia controlada por voz.

Recent Posts

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

11 minutos ago

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

2 horas ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

18 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

19 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

19 horas ago

GitHub libera preview do ambiente Copilot Workspace

O GitHub anunciou, nessa segunda-feira (29), uma prévia técnica do Copilot Workspace, ambiente de desenvolvimento…

20 horas ago