Notícias

Microsoft revela plataforma de produtividade focada em trabalho remoto

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (04) a nova plataforma de produtividade remota Viva, desenhada para ser uma espécie de portal de colaboração para funcionários e empresas.

A Viva estará disponível a partir de hoje, mas será lançada em “partes” ao longo de 2021. A ferramenta é uma aposta da companhia em que realidade do trabalho remoto não deixará de ser parte do cotidiano de empresas, mesmo após a normalidade pós-pandemia da Covid-19 começar a ser retomada.

“Participamos do maior experimento de trabalho remoto em escala que o mundo já viu”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft, no anúncio da nova ferramenta. “À medida que o mundo se recupera, não há como voltar atrás. Flexibilidade em quando, onde e como trabalhamos será fundamental. ”

Segundo Jared Spataro, a plataforma Viva é pensada para um mundo em que devemos deixar de encarar o trabalho como um lugar, mas criar formas de se “manter a cultura, conectar funcionários e aproveitar a engenhosidade humana” em um mundo híbrido.

Viva em módulos

A plataforma Viva se conecta ao Microsoft Teams e tem recursos semelhantes aos de uma intranet, funcionando como um hub de informações sobre a empresa. O serviço terá quatro módulos (connections, insights, topics e learning) que podem ser utilizados por empresas e colaboradores.

Connections inclui recursos de comunicação interna, de políticas da empresa, notícias e de interação entre funcionários. O espaço também é considerado o ponto de partida para novos entrantes em uma organização.

O Viva Insights é voltado para ferramentas de monitoramento e gestão de produtividade, incluindo padrões e tendências. Há, no entanto, um foco em privacidade: informações pessoais só estarão disponíveis para o próprio funcionário; enquanto empregadores terão acesso apenas a dados agregados e sem identificação.

Viva Learning trará materiais educativos para desenvolvimento de empregados. Os materiais podem ser trazidos do LinkedIn Learning, Microsoft Learn, da própria empresa ou de terceiros.

Por fim, o Viva Topics é definido como uma “Wikipedia” da organização, utilizando inteligência artificial para disponibilizar cartões, documentos, vídeos e outras informações sobre pessoas e temas relevantes da empresa.

A plataforma Viva estará disponível para clientes da Microsoft 365 a partir de hoje, através do recurso Topics. Uma prévia pública do Viva Insights também começa nesta semana.

(Com informações de The Verge)

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

23 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

24 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago