Microsoft oferece cursos gratuitos on-line sobre TI e programação

E com direito a certificado

Author Photo
4:38 pm - 25 de março de 2020
TI e programação TI e programação

Talvez você não saiba, mas a Microsoft conta com uma verdadeira escola online com diversas aulas voltadas para programação, desenvolvimento, banco de dados e outros temas que cercam esse universo da tecnologia da informação. E com dois grandes atrativos: todos os cursos são gratuitos, podem ser finalizados onde e quando você quiser, e trazem ainda certificação garantida a partir de uma determinada quantidade de horas.

Abaixo, separamos alguns desses cursos oferecidos gratuitamente com foco em programação. Para acessá-los, basta clicar no título de cada módulo.

1. Adicionar lógica de decisão a seu código usando a instrução if-else em C#

Aprenda a ramificar o caminho de execução de seu código avaliando expressões boolianas. Neste módulo, você vai escrever código que avalia condições usando as instruções if-elseif-else; criar expressões boolianas para avaliar uma condição; combinar expressões boolianas usando operadores lógicos; aninhar blocos de código dentro de outros blocos de código.

2. Introdução ao Python

Aprenda a escrever código básico do Python, declarar variáveis e trabalhar com entrada e saída do console. Neste módulo, você vai explorar as opções disponíveis para executar aplicativos do Python; usar o interpretador do Python para executar instruções e scripts; aprender a declarar variáveis; criar um aplicativo simples do Python que use entrada e produza saída.

3. Chamar métodos da Biblioteca de Classes do .NET usando C#

Use a funcionalidade na Biblioteca de Classes do .NET chamando métodos que retornam valores, aceitam parâmetros de entrada e mais.

Neste módulo, você vai escrever código que chama métodos sem estado na Biblioteca de Classes do .NET; criar uma instância de classes da Biblioteca de Classes do .NET para chamar métodos que mantêm o estado; use o IntelliSense para saber mais sobre um método, suas versões sobrecarregadas, seu tipo de dados de valor retornado e seus tipos de dados de parâmetro de entrada; use docs.microsoft.com para pesquisar o que um método faz, suas versões sobrecarregadas, seu tipo de valor retornado, seus parâmetros de entrada e o que cada parâmetro representa e muito mais.

4. Criar uma API Web com o ASP.NET Core

Crie um serviço RESTful com o ASP.NET Core que dá suporte a operações de CRUD (criação, leitura, atualização e exclusão). Neste módulo, você vai criar um projeto de API Web com o ASP.NET Core; criar um banco de dados em memória para manter produtos; adicionar suporte para operações CRUD; testar métodos de ação de API Web no shell de comando.

5. Introdução ao Serviço de Kubernetes do Azure

Determine os tipos de problemas de negócios que podem ser resolvidos por meio do Serviço de Kubernetes do Azure. Descreva os benefícios da orquestração de contêineres com recursos como gerenciamento de implantação, atualizações automáticas e autorrecuperação. Neste módulo, você vai avaliar se o Serviço de Kubernetes do Azure é uma plataforma de orquestração do Kubernetes adequada para você; descrever como os componentes do Serviço de Kubernetes do Azure funcionam para dar suporte à orquestração de contêineres de computação.

6. Dê seus primeiros passos com o C#

Você quer aprender uma linguagem de programação, mas não sabe por onde começar? Comece aqui! Aprenda a sintaxe básica e os processos de pensamento necessários para criar aplicativos simples usando o C#.

Neste roteiro de aprendizagem, você gravará suas primeiras linhas de código C#; armazenará e manipulará dados para modificar seu tipo e aparência; executará a funcionalidade interna disponível em bibliotecas de código; adicionará lógica ao seu código para habilitar a funcionalidade empresarial complexa; após concluir este roteiro de aprendizagem, você terá uma excelente base para criar o roteiro de aprendizagem de C#.

7. Escrever seu primeiro código C#

Comece escrevendo pequenos exemplos de código para aprender os conceitos básicos da sintaxe C#. Neste módulo, você vai escrever suas primeiras linhas de código C#; usar duas técnicas diferentes para imprimir uma mensagem em um console de texto; diagnosticar erros ao digitar o código incorretamente; identificar diferentes elementos da sintaxe C#, como operadores, classes e métodos.

8. Criar um aplicativo móvel com Xamarin.Forms

Use o Visual Studio com Xamarin.Forms para criar um aplicativo móvel executado no Android e no iOS; nenhuma experiência anterior é necessária. Neste módulo, você aprenderá a estrutura básica de um aplicativo móvel Xamarin.Forms; definir uma interface do usuário compartilhada para Android e iOS; implantar um aplicativo do Visual Studio para Android e/ou iOS; discar um número de dentro do aplicativo.

9. Desenvolver aplicativos Web com o Visual Studio Code

Descubra como desenvolver aplicativos com o Visual Studio Code e usar as funcionalidades dele para criar e testar um aplicativo Web bem simples. Neste módulo, você descobrirá as principais funcionalidades do Visual Studio Code; baixará e instalará o Visual Studio Code; instalará extensões que permitem o desenvolvimento básico para a Web; usará a funcionalidade básica do editor do Visual Studio Code; escreverá e testará um aplicativo Web simples.

10. Criar um site simples usando HTML, CSS e JavaScript

Comece a trabalhar com o desenvolvimento para a Web, aprendendo a usar HTML, CSS e JavaScript para criar um site, use ferramentas de desenvolvedor no navegador para verificar seu trabalho e use o Git para colaborar e se recuperar de problemas após eles ocorrerem. Neste módulo, você configurará seu ambiente de desenvolvedor; criará os arquivos para um site; escreverá código HTML, CSS e JavaScript; começará a controlar alterações ao seu projeto.

11. Criar uma interface de usuário para aplicativos do Windows 10

Aprenda os fundamentos da criação de uma interface do usuário para aplicativos do Windows 10, nas plataformas UWP ou WPF. Neste módulo, você vai executar estas ações: projetar e estruturar a interface do usuário; aceitar a entrada do usuário e exibir os resultados computados; este módulo dá suporte às plataformas de desenvolvimento de aplicativo UWP e WPF.

12. Introdução ao Xamarin.iOS

Use o Visual Studio e as ferramentas do Xamarin para criar um aplicativo Xamarin.iOS. Crie uma interface do usuário no código e, em seguida, forneça um comportamento para criar uma calculadora de gorjetas. Neste módulo, você aprenderá a identificar as ferramentas do Xamarin.iOS para Visual Studio; descrever os componentes de um aplicativo iOS; adicionar exibições e o comportamento a um aplicativo iOS.

13. Introdução ao Xamarin.Android

Crie aplicativos Android totalmente nativos para aproveitar a energia, os recursos e o desempenho da plataforma Android. Neste módulo, você vai criar um projeto Xamarin.Android; decompor um aplicativo em atividades; riar uma interface do usuário de atividade; escrever o comportamento de uma atividade; atualizar o SDK do Android.

14. Criar um site simples usando HTML, CSS e JavaScript

Comece a trabalhar com o desenvolvimento para a Web, aprendendo a usar HTML, CSS e JavaScript para criar um site, use ferramentas de desenvolvedor no navegador para verificar seu trabalho e use o Git para colaborar e se recuperar de problemas após eles ocorrerem. Neste módulo, você configurará seu ambiente de desenvolvedor; criará os arquivos para um site; escreverá código HTML, CSS e JavaScript; começará a controlar alterações ao seu projeto.

15. Escrever seu primeiro aplicativo do Windows 10

Aprenda a criar aplicativos nas estruturas de desenvolvimento mais populares do Windows: UWP, WPF e Windows Forms. Neste módulo, você vai aprender como escrever o mesmo aplicativo em várias plataformas do Windows.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.