Microsoft lança Office 2016 com estratégia voltada para colaboração

Author Photo
2:20 pm - 22 de setembro de 2015
Microsoft lança Office 2016 com estratégia voltada para colaboração
A Microsoft lançou hoje (22/9), em 40 idiomas, incluindo Português, o Office 2016. Com o mote “Nunca foi tão fácil trabalhar em grupo”, a fabricante relata que o foco da suíte de produtividade é a colaboração

Por isso, um dos grandes diferenciais da nova edição do Office 2016 é a possibilidade de edição de documentos em conjunto e em tempo real. O compartilhamento on-line dos arquivos é feito via OneDrive e diversas pessoas podem editar o documento ao mesmo tempo. Por enquanto, essa funcionalidade está disponível somente no Office, mas se estenderá em breve para o PowerPoint e o Excel, segundo a companhia. A ideia ainda é que a ferramenta possa ser usada em qualquer dispositivo e sistema operacional.

Em conversa com jornalistas em São Paulo, o diretor da divisão de negócios de Office no Brasil, Alessandro Belgamo, explicou que o Office 2016 já está disponível a partir de hoje para download para os usuários do Office 365 sem custos, tanto para clientes finais, como corporativos. Os preços do Office 2016 para novos assinantes variam conforme as versões, sejam elas para usuários finais ou corporativos. Para pequenas empresas, por exemplo, há pacotes de R$ 837.

No entanto, a partir de 1º de outubro, a plataforma será atualizada de forma automática para usuários finais e PMEs e, em seguida, estará disponível para clientes corporativos.  A data limite para atualização é 9 de fevereiro, quando ela acontecerá de forma automática e será obrigatória.

As expectativas da adoção da nova suíte são grandes, explica o executivo, citando dados do Office 365. “Hoje, 1,2 bilhão de pessoas usam Office no mundo, sendo que 25% já optaram pelo Office 365”, contabiliza, completando que isso significa que uma e cada sete pessoas globalmente usam o Office 365. Segundo ele, ainda, até o momento foram registrados 460 petabytes de storage no Office 365, mais de 4 trilhões de e-mails enviados no Office 365 e 50 mil novas pequenas e médias empresas adotando a plataforma todos os meses. 

O Brasil, diz, também se apresenta como um mercado promissor. No último ano fiscal, encerrado em 30 de junho de 2015, a fabricante registrou crescimento de 88% nas assinaturas para consumidor final e 75% de salto nas comerciais. “Somente no Office 365, ampliamos em 211% o número de clientes comerciais”, relata. Além disso, conta, dois terços da receita do Brasil em pequenas e médias empresas (PMEs) vêm do Office 365. “A adoção de software como serviço (SaaS) está aumentado com a ideia de atualizações no sistema.”

Na visão do executivo, a migração para a nova suíte de produtividade no mundo corporativo não será desafiadora. “Isso porque, clientes que já usam o Office 365 têm acesso mensal a novos recursos. Para eles é normal. Claro que cada um tem um ritmo de adoção, pois alguns analisam a compatibilidade com sistemas legados antes da atualização. Mas o Office 365 já parte do dia a dia deles”, comenta Belgamo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.