Microsoft inicia operação de DC do Azure no Brasil

Author Photo
4:39 pm - 05 de junho de 2014
Microsoft inicia operação de DC do Azure no Brasil
A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira (05/06), o início das operações de um data center vinculado ao serviço de nuvem da companhia, o Azure, no Brasil. A expansão vai permitir que clientes armazenem dados e aplicações no País, dando mais agilidade para empresas e parceiros. Com essa operações, a fabricante espera acelerar o ganho de participação no mercado.
 
A unidade local proporcionará aos clientes da companhias ganhos significativos de desempenho, incluindo a redução de latência, que vai beneficiar diretamente o tempo de resposta das aplicações. Os clientes também poderão optar pela redundância local, o que significa que seus dados serão replicados três vezes dentro do datacenter, ajudando no quesito de recuperação contra desastres. Com a expansão, o Brasil passa a ser uma das 11 regiões do mundo a abrigar uma infraestrutura local do Azure. 

Dados divulgados pela própria Microsoft apontam que o Azure é utilizado atualmente em 57% das 500 maiores empresas listadas pela revista americana Fortune, além de acrescentar mil novos clientes a sua carteira todos os dias, dobrando a capacidade de armazenamento e computação de dados a cada seis meses. Já o faturamento mundial da divisão tem apresentado crescimento de 150% ano a ano, sendo o Brasil parte importante desse cenário de expansão. 
 
Em todo o mundo, a Microsoft tem investido mais de US$ 1 bilhão no Azure, disponível atualmente em 90 países. Embora a companhia tenha iniciado a operação de um data center local de sua rede de nuvem apenas agora no Brasil, o serviço já é ofertado por aqui desde 2010. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.