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Microsoft Ignite apresenta ferramenta Project Cortex AI para o SharePoint

Em 2019, durante sua conferência para desenvolvedores, a Microsoft Ignite, a companhia apresentou o seu Projeto Cortex, uma suite de serviços alimentados por Inteligência Artificial e baseados na nuvem. O primeiro desses serviços a ser colocado à venda, o SharePoint Syntex, foi revelado no Ignite deste ano, em sua versão virtual.

A ferramenta de gerenciamento de conteúdo aprende a extrair informações semânticas importantes ou relevantes de documentos para uso em fluxos de trabalho ou para aplicação de políticas. As empresas podem usá-lo para automatizar o processamento de solicitações de propostas (RFPs) ou contratos de serviço para filtrar aqueles que não atendem aos requisitos ou para pagar reivindicações de despesas com base em recibos digitalizados.

Enquanto outros fornecedores de software lançaram ferramentas baseadas em IA dedicadas a despesas de processamento, a função da Syntex como parte da plataforma mais ampla de gerenciamento de fluxo de trabalho do SharePoint oferece uma vantagem, disse Jeff Teper, vice-presidente corporativo de Colaboração do Microsoft 365: “Se você está construindo processos de negócios colaborativo em que você precisa personalizá-los e integrá-los às experiências do usuário final e deseja integrar nossos recursos de pesquisa e recomendação, então você está fora do escopo do que um sistema de gerenciamento de despesas puro pode fazer ”.

Em vez de treinar um modelo de aprendizado de máquina usando milhares ou milhões de exemplos, o Syntex usa uma abordagem que Naomi Moneypenny, diretora de desenvolvimento de produto do Project Cortex, chama de “ensino de máquina”. Em uma demonstração na véspera do Ignite, Moneypenny mostrou como os usuários podem ensinar o Syntex a encontrar informações importantes usando apenas cinco documentos de exemplo contendo os recursos desejados. Adicionar um contra-exemplo que não tem as informações necessárias ajuda a refinar o modelo. “A máquina aprenderá muito mais rápido por causa disso”, disse ela.

O processamento de documentos na nuvem da Microsoft leva apenas alguns minutos, e um gerente de projeto pode construir um modelo em uma hora ou mais, disse Moneypenny.

O Syntex estará disponível para clientes comerciais do Microsoft 365 a partir de 1º de outubro, cobrado por usuário que acessa um Syntex Content Center, junto com os modelos e documentos que ele armazena.

A segunda ferramenta que sai do Project Cortex, até agora sem nome, irá organizar pessoas e informações em tópicos para que os usuários possam encontrá-los mais facilmente. Em geral, estará disponível no final do ano, disse Teper.

Projeto Cortex em ação

Simon Denton, arquiteto de aplicativos de produtividade da empresa de engenharia Mott MacDonald, é um dos clientes da Microsoft que experimentaram as ferramentas do Project Cortex no ano passado.

Na Mott MacDonald, Denton ingressou como engenheiro civil, gerenciando projetos de construção em redes de energia e comunicações. Depois mudou-se há oito anos para o departamento de TI da empresa, onde agora cria aplicativos no ecossistema Office 365.

Recentemente, ele passou a procurar maneiras de apresentar conteúdo relevante para ajudar os funcionários em seu trabalho. A abordagem anterior de Mott MacDonald era trabalhosa, com a equipe sugerindo peças de conteúdo que achavam interessantes e, em seguida, a equipe compartilhando com uma comunidade Yammer e marcando-o de acordo com a taxonomia da empresa antes de armazená-lo no SharePoint.

Com o Project Cortex, é mais fácil dimensionar e evoluir: “Ele faz sugestões,‘ acho que isso é útil para você ’, o que é uma lente diferente e fornece um volume diferente de informações a serem consideradas”, disse Denton.

Portanto, é fácil testar um mecanismo de recomendação que leva tempo para ser treinado?

“Uma coisa que aprendemos muito cedo: não era possível simular com eficácia como as pessoas interagiriam com o conteúdo em um ambiente de teste estéril”, disse ele. “Foi muito difícil de fazer, então a melhor coisa a fazer foi começar a colocá-lo em produção e ver como funcionava”.

Nos últimos seis meses, a pandemia COVID-19 forçou muitos funcionários a trabalhar em casa e perder encontros casuais no bebedouro ou na fila do almoço que poderiam ajudá-los a avançar em seus projetos.

As sugestões das próximas ferramentas do Projeto Cortex ajudaram a preencher essa lacuna, disse Denton.

“Ferramentas para ajudar nessa descoberta inesperada de conhecimento e das pessoas certas na hora certa nunca foi tão vital quanto na situação atual, então realmente ajudou. A tecnologia surgiu na hora certa para auxiliar esse processo de tentar reunir os grupos da organização novamente ”, afirma.

Novidades para o Teams

Enquanto isso, o Microsoft Teams está respondendo à nova realidade de trabalho generalizado em casa com recursos como salas de descanso (disponíveis até o final do ano), permitindo que as reuniões sejam divididas em discussões menores e depois remontadas, e suporte para reuniões com até 1.000 participantes ou mais para 20.000 no modo somente visualização. Até 25.000 poderão participar de conversas de chat e canal. Também existem novos controles para lidar com o trabalho por turnos, para garantir que as mensagens sejam enviadas apenas para os membros da equipe programados para trabalhar.

A Microsoft também está oferecendo ao Teams aplicativos além de sua base tradicional de usuários do escritório. O aplicativo Teams Walkie Talkie para Android transforma smartphones em um sistema de comunicação push-to-talk para trabalhadores em ambientes industriais ou em campo, e se integra com hardware robusto da BlueParrott, Klein Electronics e Samsung, dando aos CIOs uma experiência totalmente nova para apoiar usuários.

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