Microsoft aposta em hardware próprio para IA, reduzindo dependência da Nvidia

A gigante investe em novo cartão de rede para impulsionar desempenho de chip de servidor Maia AI e diminuir custos de treinamento

Author Photo
2:00 pm - 23 de fevereiro de 2024
Microsoft, ftc Imagem: Shutterstock

A Microsoft está ampliando seus esforços no desenvolvimento de hardware próprio para inteligência artificial, buscando reduzir sua dependência de fornecedores externos, como a Nvidia.

Sob a liderança de Pradeep Sindhu, a empresa concentra-se na criação de um novo cartão de rede, uma iniciativa que busca melhorar o desempenho do seu chip de servidor Maia AI, conforme relatado pelo The Information nesta terça-feira (20).

Leia mais: Microsoft e OpenAI: hackers utilizam IA para aprimorar ciberataques

O novo cartão de rede, similar ao ConnectX-7 da Nvidia, pode levar mais de um ano para ser desenvolvido, mas se for bem-sucedido, tem o potencial de acelerar significativamente o treinamento de modelos da OpenAI nos servidores da Microsoft.

A estratégia da Microsoft visa aprimorar a eficiência de seus sistemas de IA, enquanto busca também reduzir custos e fortalecer sua autonomia no mercado. À frente desse empreendimento está Pradeep Sindhu, cofundador da Juniper Networks, escolhido por Satya Nadella, CEO da Microsoft. Sindhu teve sua startup de chips de servidor, a Fungible, adquirida pela Microsoft no ano passado.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.