Microsoft estende tecnologia login sem senha para usuários do Windows 10 e 11

Opção de login sem senha é apenas para contas da Microsoft, mas se estende a aplicativos da Microsoft no iOS, Android e Windows

Author Photo
1:00 pm - 16 de setembro de 2021
Microsoft

A Microsoft permitirá que os usuários do Windows 10 e 11 possam optar por remover senhas como forma de acessar o aplicativo de conta da Microsoft. A opção de entrada sem senha de clientes corporativos que usam Azure Active Directory (AAD) para contas de consumidor da Microsoft em PCs, nessas duas versões, agora será estendida a todos os consumidores.

“Estamos estendendo aos consumidores essa mesma tecnologia sem senha que tínhamos comercialmente no início deste ano. É simples de configurar. Se você tiver uma conta da Microsoft, poderá usar o [aplicativo] Authenticator e, em algumas etapas, poderá ficar sem senha”, disse Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo da divisão de Segurança, Conformidade, Identidade e Gerenciamento da Microsoft. “Não usaremos senhas nas contas da Microsoft. Portanto, você não precisa de uma senha”.

A maioria dos ataques cibernéticos ocorre em função do cadastro de senhas fracas, que são a porta de entrada para os invasores de contas corporativas e domésticas. Segundo o comunicado assinado por Jakkal, há 579 ataques de senha gritantes a cada segundo, ou seja, 18 bilhões a cada ano.

“Para resolver esses problemas e criar senhas que possamos lembrar, tentamos tornar as coisas mais fáceis para nós mesmos”, escreveu Jakkal. Uma de nossas pesquisas recentes descobriu que 15% das pessoas usam os nomes de seus animais de estimação para se inspirar em senhas. Outras respostas comuns incluem nomes de família e datas importantes, como aniversários. Também descobrimos que 1 em cada 10 pessoas admitiu reutilizar senhas em sites, e 40% dizem que usaram uma fórmula para suas senhas, como Fall2021, que eventualmente se torna Winter2021 ou Spring2022”.

Diante disso, em março, a empresa anunciou que o login sem senha estava disponível para usuários comerciais, disponibilizando o recurso para organizações empresariais em todo o mundo.

Agora, os usuários podem remover completamente as senhas Microsoft. Jakkal explica como: use o aplicativo Microsoft Authenticator, Windows Hello, uma chave de segurança ou um código de verificação enviado para seu telefone ou e-mail para entrar em seus aplicativos e serviços favoritos, como Microsoft Outlook, Microsoft OneDrive, Microsoft Family Safety e muito mais.

Este recurso será lançado nas próximas semanas.

Resolver o problema de senha exige suporte de toda a indústria, incluindo sistema operacional, fabricantes de navegadores e desenvolvedores de aplicativos, PCs com Windows e contas da Microsoft para aplicativos da Microsoft, como o Office, lembra uma publicação do ZDNet sobre a novidade.

Embora atender à demanda do OneDrive e do Outlook seja grande parte da resposta, no entanto, não resolve todo o problema. Ainda assim, Jakkal mostra que a Microsoft tem avançado no tema. “Quase 100% dos nossos funcionários não usam senhas. Usamos o Windows Hello e a biometria. A Microsoft já tem 200 milhões de clientes sem senha entre consumidores e empresas”, diz Jakkal.

O aplicativo Microsoft Authenticator para iOS e Android agora oferecerá aos consumidores a opção de usar o logon sem senha para aplicativos com suporte que dependem de uma conta da Microsoft, destaca o ZDNet.

Em contrapartida, alguns aplicativos da Microsoft ainda exigem uma senha, como: Xbox 360 ou anterior; Office 2010 ou anterior; Office para Mac 2011 ou anterior; Produtos e serviços que usam serviços de e-mail IMAP e POP; Windows 7, Windows 8.1, Windows 10 1809 ou anterior; e alguns recursos do Windows, incluindo Área de Trabalho Remota e Gerenciador de Credenciais.

“Pela primeira vez, estamos dando aos usuários de contas da Microsoft não apenas a chance de usar a autenticação sem senha, que eles têm há anos, mas na verdade a capacidade de entrar e remover completamente suas senhas. Assim, você pode basicamente bloquear a assinatura com senhas para sua conta da Microsoft e sempre insista em um fator sem senha que pode ser o Windows Hello ou uma chave FIDO2 de parceiros como YubiKey ou o aplicativo Authenticator”, disse Alex Simons, vice-presidente corporativo da Microsoft Identity, ao ZDNet. “Também estamos incentivando a Apple e o Google a oferecer suporte nativo ao padrão”.

Com informações de ZDNet

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.