Microsoft e MEC anunciam acordo para levar Office a escolas e universidades públicas

Com acordo, mais de 130 mil escolas públicas no País terá acesso gratuito ao pacote de produtividade e colaboração gratuitamente

Author Photo
2:33 pm - 24 de junho de 2022

O Ministério da Educação (MEC) e a Microsoft firmaram um acordo de cooperação para oferecer o Office 365 Educacional para todas as secretarias municipais, estaduais, institutos e universidades federais. O pacote da versão A1 que será entregue inclui o uso da plataforma Teams.

Com a parceria, alunos e professores do setor público, estimados em mais de 38 milhões de brasileiros, poderão ter acesso à plataforma gratuitamente. De acordo com números divulgados pela Microsoft, a parceria cobre mais de 130 mil escolas públicas no País.

Leia mais: Maioria dos brasileiros acessa internet apenas pelo celular

“A Microsoft acredita que a tecnologia é uma importante ferramenta de apoio à educação. Com este acordo iremos beneficiar instituições de ensino e estudantes de todo o País com acesso a plataformas e softwares como Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, que já se tornaram exigências no mercado de trabalho. Somadas ao Microsoft Teams, […] será possível criar um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de aulas no formato remoto ou híbrido e estimular o trabalho em grupo entre os estudantes”, destacou Alessandra Karine, vice-presidente de Vendas do Setor Público, Saúde e Educação da Microsoft Brasil.

A parceria, diz a Microsoft, também impulsionará a implementação das ações do Programa de Inovação Educação Conectada (Piec), do Ministério da Educação. A iniciativa visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

”Ao mesmo tempo que precisamos nos preocupar com infraestrutura básica estrutural e conectividade, não podemos nos furtar a gerar resultados rápidos em sequência para aqueles que avançaram e continuam avançando, sendo capazes de recepcionar a jornada digital no ciclo de aprendizagem. Estamos buscando consolidar uma visão de transformação digital vertical do ensino, desde a base da conectividade, passando pela gestão acadêmica e informacional, alcançando novas experiências e habilidades digitais, incluindo a inovação no ensino”, declarou André Castro, Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.