Microsoft e LinkedIn oferecem 96 cursos gratuitos de capacitação

Companhias firmam parceria para ajudar profissionais brasileiros a desenvolverem as habilidades digitais do futuro

Author Photo
3:03 pm - 01 de outubro de 2020
cursos microsoft female student study in school library, using tablet and searching for information’s on internet. Listening music and lessons on white headphones

Com a atual crise no mercado de trabalho provocada pela pandemia do Covid-19, a Microsoft e o LinkedIn acabam de anunciar uma parceria na qual 96 cursos de capacitação em português serão disponibilizados gratuitamente. A iniciativa faz parte de uma ação global de ambas empresas, anunciado em junho deste ano, que visa levar a 25 milhões de pessoas em todo o mundo as habilidades técnicas e soft skills necessárias para se preparar para o mercado de trabalho pós-pandemia.

Até o momento, aproximadamente 10 milhões de pessoas já estão usando o recurso disponibilizado, até então, em inglês, francês, espanhol e alemão. Os cursos em português, que poderão ser acessados do dia 1º de outubro de 2020 até o final de março de 2021, têm o objetivo de ajudar na reciclagem de profissionais que estão à procura de novas oportunidades de emprego e prepará-los para as profissões do futuro e o novo momento em que se encontra o mercado de trabalho no país.

Leia também: Certificações gratuitas para alavancar o seu currículo

“Na Microsoft, acreditamos que a educação é a principal ferramenta para que possamos alcançar a nossa missão de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Queremos garantir que ninguém ficará para trás e estamos oferecendo as ferramentas necessárias para que a população se mantenha atualizada e preparada para os empregos do futuro”, comenta Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil.

Cultura de aprendizado

Para Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, é importante criar uma cultura de aprendizado contínuo. “Entendemos que as habilidades técnicas e soft skills que temos conhecimento hoje não serão as mesmas necessárias daqui a um ou dois anos e, por isso, a atualização é essencial. Queremos capacitar os profissionais e dar a eles as ferramentas necessárias para serem mais produtivos e bem-sucedidos”, afirma.

No Brasil, serão nove rotas de aprendizagem, com 96 cursos, desenvolvidos com base em análise de dados do LinkedIn para trazer conteúdos com foco nas profissões mais demandadas e habilidades desejadas atualmente.

Um levantamento realizado pela plataforma em julho de 2020 mostrou que entre os empregos mais procurados no Brasil estão engenheiro de software, consultor de negócio, arquiteto de software java, analista de software e desenvolvedor.NET. Já em relação às principais habilidades comportamentais e técnicas exigidas globalmente, a lista inclui competências como comunicação, gestão de negócios, resolução de problemas, ciência de dados, liderança e aprendizado online.

Cursos para um novo normal

Levando em consideração estes achados, estes são os temas das rotas de aprendizagem disponíveis em português:

  • Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade

Formas de trabalho remoto, delegação de tarefas entre sua equipe, otimização do seu tempo para melhorar a produtividade e resiliência em tempos difíceis.

  • Como superar os desafios e se reinventar em tempos difíceis

Novas maneiras de explorar os recursos disponíveis, cultivo à resiliência, desenvolvimento da inteligência emocional e maneiras para manter-se ativo e conectado e explorar alternativas para se reinventar.

  • Diversidade, inclusão e pertencimento para líderes e gerentes

Reconhecimento de crenças limitantes para tornar-se um líder inclusivo e maneiras de comunicar-se de forma honesta e eficaz.

  • Torne-se um gestor de projetos

Gerenciamento de projetos de forma eficaz, utilização do Microsoft Project com as recomendações dos especialistas e desenvolvimento de estratégias eficazes.

  • Como desenvolver a colaboração entre as equipes

Desenvolvimento de habilidades de escuta, confiança e tomada de decisão, além de gerenciamento de reuniões e conversas difíceis com a identificação de estratégias práticas para uma equipe mais colaborativa.

  • Domine as competências pessoais mais requisitadas no mercado e trabalho

Construção de um processo sólido para atingir seus objetivos, aprendizagem de comunicação e pensamento crítico para solucionar problemas.

  • Torne-se um especialista em atendimento ao cliente

Identificação das melhores formas de avaliar as necessidades dos clientes, administração das expectativas e maneiras de como se comunicar efetivamente por telefone, e-mail, chat ou mídias sociais.

  • Torne-se um profissional de vendas

Aprendizagem que envolve desde a negociação e estratégia de fechamento até a venda com autenticidade, desenvolvendo e aprimorando suas competências interpessoais.

  • Torne-se um Cientista de Dados

Aprendizagem desde conceitos, ferramentas e técnicas de big data a estruturação histórias de ciência de dados, uso do Excel para gestão e análise de dados e máximo proveito do Power BI.

Esta é uma iniciativa tecnológica integrada que reúne dados sobre trabalhos e habilidades do LinkedIn Economic Graph, além de fornecer acesso gratuito ao conteúdo do Microsoft Learn, combinando-os com as certificações Microsoft e ferramentas de busca de emprego no LinkedIn.

Os cursos gratuitos em português poderão ser acessados aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.