Microsoft e LinkedIn lançam programa de capacitação para a economia digital

Meta das empresas é capacitar 10 milhões de pessoas em habilidades exigidas por empregos mais procurados na rede social corporativa

Author Photo
11:10 am - 30 de novembro de 2022
capacitação, estudo, aprendizado, mulher, IA, brasileiros, Foto: Shuttestock

A Microsoft e o LinkedIn anunciaram na terça (29) acesso gratuito a 350 cursos e seis novas certificações da Microsoft específicas para as carreiras “mais procuradas na economia digital“. O programa “Caminhos para aprender habilidades para o emprego” oferecerá ainda 50 mil assinaturas de LinkedIn Premium para alunos de parceiros sem fins lucrativos da Microsoft e do LinkedIn que conseguiram uma dessas certificações. A assinatura concede acesso a 18 mil cursos do LinkedIn Learning, dizem as empresas.

Usando dados do LinkedIn e do Burning Glass Institute, a Microsoft analisou listas de empregos para determinar seis cargos com alta demanda. São eles: Assistente Administrativo, Gerente de Projetos, Analista de Negócios, Administrador de Sistemas, Desenvolvedor de Software e Analista de Dados. Os novos cursos e certificados serão oferecidos em sete idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, português, chinês simplificado e japonês.

Até 2025, a Microsoft quer treinar e certificar 10 milhões de pessoas globalmente. O lançamento faz parte da Iniciativa Global Skilling da Microsoft.

No Brasil, segundo a empresa, como parte da iniciativa já foram treinadas 1,3 milhão de pessoas desde julho de 2020 em diversos cursos oferecidos pelas duas companhias. Os principais caminhos foram Letramento Digital e Produtividade, Fundamentos de Inteligência Artificial, PowerApps,  Power BI, Fundamentos do Azure, Introdução ao C# (C Sharp), Fundamentos de Power Platform, Gestão da Colaboração de Equipes com o Microsoft 365 e Proteção Contra Ameaças de Segurança com o Microsoft 365. 

“Por meio deste novo programa, e com o apoio de parcerias estratégicas com o setor público e organizações sem fins lucrativos, podemos contribuir para oferecer à sociedade cursos de capacitação e aumento das chances de empregabilidade dos brasileiros em escala. Esperamos oferecer a oportunidade para que milhões de pessoas aprendam as habilidades mais necessárias para o sucesso na economia digital”, comenta a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino.  

As novas Certificações Introdutórias foram projetadas para ajudar os alunos a preencher a lacuna do letramento digital e proporcionar fundamentos para o treinamento de habilidades técnicas mais avançadas e obtenção de certificações para o mercado de trabalho, dizem as empresas. Ao concluir uma trilha de aprendizagem, os alunos receberão certificados digitais do LinkedIn que indicam aos empregadores a conquista e fluência do candidato naquele conjunto de habilidades.  

Todos os cursos estão disponíveis no LinkedIn (em inglês) nesse site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.