Microsoft discute aquisição do TikTok nos EUA

Após conversa com o presidente norte-americano, Satya Nadella prepara investida para comprar rede social da chinesa ByteDance

Author Photo
12:46 pm - 03 de agosto de 2020
Microsoft TikTok Helsinki, Finland, February 17, 2019: Tik Tok application icon on Apple iPhone X screen close-up. Tik Tok icon. tik tok application. Tiktok Social media network. Social media icon

O TikTok está na mira de Donald Trump. O presidente norte-americano ameaçou banir o aplicativo de vídeos curtos que anda assustando gigantes do mundo das redes sociais. Tanto é que o CEO do TikTok, Kevin Mayer, disparou contra o Facebook na última semana. Apesar de Mayer ter trabalhado na Disney, é possível que a polêmica da rede social contra o governo dos EUA tenha um final feliz. Ao que parece, a Microsoft entrou na jogada para comprar o TikTok da chinesa ByteDance.

A notícia ganhou força após um encontro do CEO da Microsoft, Satya Nadella, com o presidente norte-americano.  As informações foram divulgadas no blog oficial da própria Microsoft. De acordo com a postagem,  a empresa “entende a importância de abordar as preocupações do Presidente” e está “compromometida a adquirir o TikTok, fazer uma revisão completa de segurança e fornecer benefícios adequados aos EUA, incluindo ao tesouro dos Estados Unidos”.

A companhia do Windows afirma que iniciou tratativas com a ByteDance, dona do TikTok e que espera completar a negociação até o dia 15 de setembro. Assim, a ideia seria que a Microsoft operasse o serviço em mercados selecionados, como: EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A MS ainda convidaria alguns investidores para participar com uma parte menor da aquisição.

Dentre as preocupações de privacidade, a compra garantiria que os dados dos usuários dos EUA fossem mantidos no país. A gigante também se comprometeria a deletar qualquer backup de dados privados de usuários norte-americanos de servidores internacionais.

No entanto, o comunicado informa que a Microsoft e TikTok ainda estão em fase preliminar na negociação. “Não há garantia que uma transação que envolva a Microsoft seja realizada. Não pretendemos fazer nenhuma atualização até que as discussões cheguem a um resultado”, ressalta a companhia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.