Notícias

Tânia Cosentino, da Microsoft Brasil: ‘Estamos construindo data centers na velocidade da luz’

A Microsoft Brasil está acelerando investimentos em sua infraestrutura local para sustentar a crescente demanda por ferramentas de inteligência artificial no país. Nesta quinta-feira (21), durante o Microsoft AI Tour, realizado em São Paulo, Tânia Cosentino, CEO da empresa no Brasil, falou sobre as inversões da companhia em centro de dados, reforçando que essa é parte importante da estratégia de TI da companhia.

“Estamos construindo datacenters na velocidade da luz”, disse a executiva em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa durante o evento. “Nós estamos trabalhando na construção de novos data centers já olhando para o futuro. A construção leva certo tempo e é preciso pensar, lá na frente, sobre o que vou precisar”, completou.

Além da infraestrutura de TI, a líder da companhia destacou que investimentos em infraestrutura “humana” também têm sido feitos para suportar o crescimento regional – tanto internamente, através do treinamento de funcionários e parceiros, quanto na cadeia ao entorno da TI. Tânia pontuou ainda que essa é a área que tem movimentado mais contratações da Microsoft no país.

Veja mais: 4 perguntas para implementar uma estratégia de IA que impacte o negócio

A Microsoft celebra 35 anos de Brasil neste ano. Em 2014, a gigante da tecnologia lançou sua primeira região de nuvem Azure da região, localizada em Campinas, São Paulo, e apelidada de Brasil Sul. Desde então, a região foi expandida para incluir três zonas de disponibilidade.

A empresa não abre números sobre os investimentos locais da organização no Brasil. As expansões de infraestrutura, no entanto, são parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado em 2020. Segundo Tânia, a iniciativa é composta por três pilares: data centers para gerar capacidade computacional; capacitação através de cursos gratuitos de letramento digital e habilidades em tecnologia, que já impactaram 2 milhões de brasileiros; e programas ambientais.

Regulação de inteligência artificial

Na esteira da aprovação da primeira legislação específica de inteligência artificial (IA) do mundo, pela União Europeia, a regulação do tema também foi pauta do encontro da liderança da Microsoft com a imprensa.

Elias Abdala, diretor de assuntos jurídicos da Microsoft Brasil, destacou que a aprovação do documento europeu tem o potencial de movimentar discussões similares em outros países, e classificou o momento como “interessante” para o debate do tema. Sobre o caso brasileiro, pontuou a oportunidade de que o país paute o assunto durante a Cúpula do G20 Rio de Janeiro 2024, prevista para ocorrer em novembro.

“O Brasil tem uma oportunidade de trazer esse tema para ser discutido dentro do G20 do ponto de vista de governança. Construir em cima do que já vimos sendo feito em outros fóruns e construir em cima disso, olhar para como a tecnologia pode ser aplicada”, disse.

Ainda sobre a regulamentação, o diretor de assuntos jurídicos avaliou que a discussão tende a evoluir conforme mais nações passam a debater suas próprias regulações, promovendo um aprendizado cruzado. “A eficácia da regulação vem do próprio desenvolvimento da tecnologia”, finalizou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

19 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

21 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

21 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

22 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago