All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Plataformas
Notícias

Microsoft continuará pressão por Office 365, diz Gartner

A Microsoft vai continuar pressionando as empresas a adotarem o Office 365 ao impedir o acesso aos serviços on-line do 365 por usuários que não sejam assinantes da plataforma, segundo dois analistas do Gartner.

A dupla Michael Silver e Stephen Kleynhans fez a afirmação em um relatório de abril da consultoria (apenas para clientes), em que também afirmam que essa restrição dos serviços on-line do Office 365 deve entrar em vigor daqui a cerca de dois anos e meio. 

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

A previsão dos especialistas foi expressa como uma suposição que as companhias deveriam inserir no seu planejamento e orçamento de TI. “Até YE20 (final de 2020), a Microsoft vai anunciar que apenas o Office 365 ProPlus terá suporte para acessar os serviços on-line do Office 365. O Office tradicional não será suportado”, afirmam os analistas.

O Office 365 ProPlus é o nome dos aplicativos instalados localmente – Word, Excel, Outlook e o restante – que representam um componente importante de uma assinatura do Office 365.

Caso se prove verdadeira, a previsão do Gartner ampliaria uma política que a Microsoft passou a adotar há mais de um ano. Pelas regras anunciadas em abril de 2017, os donos das versões do Office com licença perpétua – aquelas que, uma vez compradas, permitem que os clientes rodem o pacote por quanto tempo quiserem – podem ser se conectar com os serviços baseados na nuvem da Microsoft apenas durante a primeira metade do ciclo de suporte de 10 anos dos programas. Esses serviços incluem o e-mail Exchange, o OneDrive for Business e o Skype for Business. 

A nova política será adotada a partir de 13 de outubro de 2020, segundo a Microsoft. A partir desta data, o Office 2010, o Office 2013 e o atual Office 2016 já terão saído do suporte mainstream, a classificação relativa aos cinco primeiros anos do Office. 

O Office 2019, que tem lançamento previsto para o quarto trimestre, chegará ao fim do suporte mainstream apenas no final de 2023. Mas o Gartner acredita que a Microsoft vai mudar as regras antes deste prazo para a edição em questão, informando aos consumidores que eles precisam assinar o Office 365 para usar os serviços baseados na nuvem.

Isso tornaria o Office 2019 ainda menos atrativo para as empresas, uma vez que – supondo que a conectividade com o Office 365 seja necessária – o pacote funcionaria com esses serviços on-line por menos de cinco anos.

De acordo com Silver e Kleynhans, uma possível explicação para essa postura da Microsoft pode ter a ver com uma mudança de abordagem da empresa de Redmond. “Isso provavelmente sinaliza um compromisso geral menor com produtos tradicionais (locais)”, apontam os analistas.

Next Fujitsu anuncia área de Transformação Digital no Brasil »
Previous « Quais impactos da tecnologia na Copa do Mundo? Especialista analisa
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
8 anos ago

    Related Post

  • HPE une rede e segurança e mira fim da gestão fragmentada
  • Consumidores ainda resistem a delegar pagamentos a agentes de IA, indica Forrester
  • Anthropic alerta governo Trump sobre riscos cibernéticos expostos por modelos avançados de IA

Recent Posts

  • Notícias

Empresas não sabem como comprar IA, e esse é o maior obstáculo da adoção, diz executivo da HPE

A maioria das empresas que hoje investe em inteligência artificial não sabe exatamente quem deve…

12 horas ago
  • Notícias

Datamint capta R$ 25 milhões em rodada seed liderada pela Headline

A Datamint, startup brasileira de inteligência artificial (IA) voltada à gestão de ativos em operações…

12 horas ago
  • Notícias

Consumidores ainda resistem a delegar pagamentos a agentes de IA, indica Forrester

Os consumidores ainda não estão preparados para permitir que agentes de inteligência artificial (IA) realizem…

13 horas ago
  • Notícias

Anthropic alerta governo Trump sobre riscos cibernéticos expostos por modelos avançados de IA

A Anthropic intensificou seus alertas ao governo dos Estados Unidos sobre os riscos cibernéticos associados…

14 horas ago
  • Notícias

HPE une rede e segurança e mira fim da gestão fragmentada

Por anos, equipes de TI operaram segurança e rede como disciplinas separadas, com ferramentas distintas,…

14 horas ago
  • Notícias

Gwynne Shotwell afasta pressão por IPO e diz que SpaceX mantém foco no longo prazo

A presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que a abertura de capital da…

15 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L