Microsoft anuncia novos recursos para o Teams focado no modelo de trabalho híbrido

Empresa anunciou novas ferramentas para auxiliar a interação e a colaboração durante reuniões e para melhorar a experiência das apresentações

Author Photo
9:12 am - 03 de março de 2021

O modelo de trabalho híbrido tem sido a solução para muitas empresas desde meados de 2020. Pressionadas a repensar seus modelos de trabalho, muitas organizações perceberam que o escritório descentralizado ou o home office deverão permanecer mesmo após a vacinação em massa. Dessa forma, assim como muitas empresas de tecnologia focadas em soluções para o trabalho remoto/híbrido, a Microsoft anunciou, nessa terça-feira (2), novos recursos para a plataforma Teams, projetados para um mundo de trabalho híbrido.

“Para prosperar neste novo mundo de trabalho híbrido, as pessoas e as organizações precisam de soluções fluidas, dinâmicas e baseadas na nuvem… De novas experiências em eventos digitais no Teams projetadas para participantes internos e externos até novos anúncios de disponibilidade sobre o Microsoft Viva, há muito para compartilhar”, disse em comunicado da empresa, Jared Spataro, Vice-Presidente Corporativo, Microsoft 365.

Entre os destaques, Spataro anunciou que agora é possível organizar e conduzir webinars interativos pelo Microsoft Teams para pessoas de dentro e de fora da organização com até 1.000 participantes. Para eventos com públicos maiores, o usuário poderá mudar para uma transmissão do tipo somente exibição para até 20.000 pessoas, limite de público válido até 30 de junho de 2021. Depois disso, o limite voltará a ser de 10.000 participantes.

Spataro também falou brevemente sobre novas integrações que reúnem eventos do Teams com as experiências de gerenciamento de participantes do Dynamics 365 Marketing, previstas para serem lançadas em breve.

Além disso, a empresa lançou o Microsoft Teams Connect, que permite que o usuário compartilhe canais com qualquer pessoa, de dentro ou de fora da organização. Spataro explica que o canal compartilhado aparecerá no locatário principal do Teams dos usuários ao lado de outras equipes e canais. No espaço de trabalho compartilhado, o usuário poderá aproveitar as funcionalidades avançadas de colaboração do Teams, como conversar, reunir-se, colaborar em aplicativos, compartilhar e ser coautor de documentos em tempo real. Os administradores têm acesso a controles granulares, permitindo que suas organizações permaneçam no controle de como os usuários externos acessam dados e informações, diz.

O Microsoft Teams Connect já está disponível em versão prévia privada e será lançado ao mercado no final deste ano.

Apresentações

Para aprimorar as apresentações, evitar compartilhamento da área de trabalho e divisão de telas, a gigante de tecnologia anunciou o Microsoft PowerPoint Live, já disponível no Microsoft Teams. A solução permite que os apresentadores ofereçam apresentações, utilizando todos os recursos de personalização da apresentação, em uma única exibição. Os participantes, por sua vez, podem personalizar sua experiência, navegando de forma privada pelo conteúdo em seu próprio ritmo ou usando o leitor de tela para tornar o conteúdo acessível.

O novo modo Apresentador, também anunciado, permite que os apresentadores personalizem a forma como o feed de vídeo e o conteúdo aparecem para o público. O primeiro modo, Destaque, exibe o feed de vídeo do palestrante na frente do conteúdo compartilhado. Em seguida, o modo Repórter exibirá o conteúdo como um auxílio visual acima do ombro do palestrante, assim como em um segmento de telejornal. Em terceiro lugar, o modo Lado a Lado exibirá o feed de vídeo do apresentador ao lado do conteúdo conforme ele apresenta, explica Spataro.

O modo Apresentador será lançado com o Destaque em março, e o Repórter e Lado a Lado ainda não tem data de lançamento.

Outro recurso que aprimora a experiência visual das reuniões do Teams é a exibição Dinâmica, que organiza de forma inteligente os elementos da reunião e será disponibilizada de forma geral este mês. Através do recurso, o Teams ajusta e personaliza automaticamente o layout da apresentação, conforme as pessoas entram, ativam o vídeo, começam a falar ou se apresentar. Uma nova opção também posiciona a galeria do participante no topo da janela da reunião, “ajudando a manter um olhar mais natural”.

Além dos recursos, a Microsoft anunciou que o Teams fornecerá suporte para criptografia de ponta a ponta para chamadas individuais da plataforma, fornecendo uma opção adicional para a realização de conversas on-line confidenciais. “A TI terá total arbítrio sobre quem pode usar criptografia de ponta a ponta na organização”, afirma Spataro. A criptografia de ponta a ponta para chamadas VoIP ad hoc individuais do Teams estarão disponíveis para clientes comerciais em versão prévia no primeiro semestre deste ano.

Colaboração e produtividade

No mês passado, a empresa lançou o Microsoft Viva, plataforma de experiência do funcionário criada para capacitar as pessoas e equipes na colaboração híbrida. “Baseado na abrangência e profundidade do Microsoft 365, o Viva oferece uma experiência através do Microsoft Teams e outros aplicativos do Microsoft 365 que as pessoas usam todos os dias”, diz Spataro.

Dessa forma, juntamente com os lançamentos desta terça-feira, a empresa anunciou que a experiência de área de trabalho do Conexões do Viva está agora disponível de forma geral e estará disponível para todos os clientes como parte de sua licença atual do SharePoint.

A partir do próximo mês, a experiência de deslocamento virtual, anunciada no ano passado, começará a ser implementada como parte do aplicativo Insights do Microsoft Viva para ajudar o funcionário a encerrar seu dia de trabalho de forma consciente.

A nova guia Página Inicial também estará disponível no próximo mês. De acordo com a empresa, isso auxiliará o usuário a gerir suas atividades, refletir sobre seu ânimo, trocar elogios com os colegas e até fazer uma pausa, sem sair do Teams.

Além disso, o Aprendizagem do Viva fornece um hub central no Teams onde as pessoas podem descobrir, compartilhar, recomendar e aprender com bibliotecas de conteúdo em toda a organização — incluindo conteúdo do LinkedIn Learning, do Microsoft Learn e de terceiros, além do próprio conteúdo personalizado da organização.

O aplicativo Aprendizagem do Viva para o Teams entrará em versão prévia pública a partir de abril e a previsão é que seja disponibilizada de modo geral até o fim do ano, segundo Spataro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.