Microsoft anuncia disponibilidade geral do Microsoft Emissions Impact Dashboard

Companhia introduziu aplicativo do Power BI para clientes do Azure em janeiro de 2020, como a Calculadora de Sustentabilidade da Microsoft

Author Photo
10:50 am - 20 de outubro de 2021
Logo microsoft

A Microsoft anunciou a disponibilidade geral do Microsoft Emissions Impact Dashboard, ou Painel de Impacto de Emissões da Microsoft, ferramenta que ajuda os clientes Azure com informações sobre o impacto de emissões de carbono no uso da nuvem. A solução coleta dados e oferece insights críticos para ajudar as organizações a tomar decisões baseadas em dados sobre computação sustentável.

O Emissions Impact Dashboard foi introduzido em janeiro de 2020 como a “Calculadora de Sustentabilidade da Microsoft”, agora com disponibilidade geral. O Painel mostra aos clientes Azure as emissões de gases de efeito estufa associados ao uso dos serviços de nuvem da Microsoft e permite uma compreensão das causas básicas das mudanças nas emissões, de acordo com a empresa.

Dessa forma, as empresas podem saber o impacto do uso da nuvem em sua pegada de carbono e, consequentemente, podem reduzir as emissões por mês, por serviço e por região de data center.

“À medida que os serviços em nuvem continuam a crescer, seu impacto no meio ambiente não pode ser negligenciado. É por isso que hoje estamos anunciando a disponibilidade geral do Microsoft Emissions Impact Dashboard, como parte do compromisso de lidar com nosso próprio impacto ambiental e ajudar nossos clientes a fazer o mesmo”, diz Kees Hertogh, Gerente Geral de Marketing Global de Produtos da Microsoft.

Segundo a Microsoft, a ferramenta também permite que os clientes entrem em cargas de trabalho não migradas e obtenham uma estimativa da economia de emissões ao migrar para o Azure. Enquanto isso, a proteção de dados, recém adicionada no aplicativo, permite que os administradores do Emissions Impact Dashboard dentro de uma organização controlem quem pode ver os dados de sua empresa na ferramenta.

Desde o seu lançamento, em 2020, a Microsoft diz que melhorou alguns de seus recursos, como o cálculo das emissões do Escopo 3 associadas ao uso do Azure. Essas emissões são indiretas e ocorrem em toda a cadeia de valor do produto, desde a extração e fabricação de materiais até o transporte, uso e descarte de hardware, explica a empresa. As atividades do Escopo 3 são muitas vezes a maior fonte de emissões, mas podem ser difíceis de medir.

“Usando nossa metodologia validada por terceiros para medição de carbono, o Microsoft Emissions Impact Dashboard fornece uma ampla compreensão do impacto de carbono das cargas de trabalho em nuvem em todos os seus aspectos. Isso permite relatórios de emissões mais completos e precisos, bem como melhores decisões de sustentabilidade”, diz a empresa em comunicado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.