Notícias

Microsoft adota GPUs NVIDIA para processamento gráfico na nuvem Azure

A fabricante de GPUs (Graphic Processor Units) NVIDIA anunciou que a plataforma de nuvem Microsoft Azure utilizará GPUs NVIDIA® para oferecer recursos de computação acelerada e aplicativos gráficos profissionais para clientes em todo o mundo.

Ao implementar a versão mais recente do NVIDIA GRID™ em sua nova oferta de máquina virtual da série N, a Azure é a primeira plataforma de computação na nuvem a oferecer gráficos virtualizados NVIDIA GRID 2.0 para clientes empresariais.

O foco são engenheiros, designers, criadores de conteúdo e outros profissionais que buscam processamento de alto desempenho de grande volume de dados ou visualização de designs complexos via cloud computing

Segundo a companhia, as empresas poderão implementar computação acelerada e aplicativos gráficos profissionais com qualidade NVIDIA Quadro® em suas próprias instalações, na nuvem através da Azure, ou por meio de um híbrido dos dois usando máquinas virtuais Windows e Linux.

A Azure oferecerá também aos clientes desempenho de supercomputação, com a adição dos aceleradores de GPU Tesla K80, topo de linha da plataforma de computação acelerada NVIDIA Tesla® para as aplicações mais computacionalmente exigentes de data centers e computação de alta performance (HPC).

“A nossa visão é oferecer gráficos acelerados e computação de alta performance para qualquer dispositivo conectado, independentemente da localização”, diz Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da NVIDIA.

“A NVIDIA e a Microsoft têm um longo histórico de oferta de inovação para todo o setor e estamos ansiosos para trabalhar com eles para levar essa experiência revolucionária de nuvem aos nossos clientes”, diz Jason Zander, vice-presidente corporativo da Microsoft Azure. 

Performance de gráficos virtualizados

Anunciado em setembro, o NVIDIA GRID 2.0 oferece suporte ao driver de GPU NVIDIA Quadro, recursos e performance exigidos por aplicativos que fazem uso intenso de gráficos (como aplicativos Autodesk e Esri) via plataformas virtuais de nuvem.

O novo produto também inclui, segundo a NVIDI, melhorias como o dobro da performance de aplicativos quando comparado à geração anterior das GPUs GRID e suporte ao sistema operacional Linux.

Supercomputação na nuvem

A plataforma de computação acelerada Tesla foi projetada do zero para aplicativos com eficiência energética nas áreas de HPC, ciência da computação, supercomputação, análises de dados e aprendizado profundo.

Presente em alguns dos supercomputadores mais poderosos do mundo, a plataforma Tesla oferece desempenho e eficiência energética drasticamente maiores do que uma abordagem com apenas o uso de CPU, além de rendimento de aplicativos sem precedentes no data center.

Ao implementar o acelerador de GPU Tesla K80 nas máquinas virtuais da série N, a Azure expande drasticamente o acesso à performance no nível de supercomputação, permitindo que empresas em todo o mundo acelerem suas cargas de trabalho mais exigentes, sem que precisem investir, construir e manter recursos computacionais dedicados.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago