Microsoft abre inscrições para programa de formação em tecnologia para mulheres

Parceria com a ONG Recode, o programa DigiGirlz tem inscrições abertas e busca capacitar mulheres em TI

Author Photo
3:02 pm - 12 de novembro de 2021
mulheres

Já está no ar a nova edição do DigiGirlz, programa mundial da Microsoft que capacita mulheres para o setor STEM, acrônimo em inglês que corresponde às áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Mais de 65 mil mulheres já participaram do programa globalmente.

No Brasil, por meio de parceria com a ONG Recode, o projeto conta com dois cursos online e gratuitos, seguidos por um ideathon, isto é, um desafio em grupo para o desenvolvimento de uma proposta sobre o tema: “Mulher: tecnologia é pra você!”.

Leia também: Microsoft abre inscrições para formação de mulheres negras em TI

A parceria entre a Recode e a Microsoft, que já dura 23 anos, busca ampliar o time de talentos brasileiros na área de TI e promover a igualdade de gênero nas ciências exatas, onde as mulheres ainda têm pouca participação.

De acordo com um relatório da Unesco, a escassez de mulheres nessas áreas é um problema global: no mundo, apenas 35% dos alunos no ensino superior  em cursos de exatas são mulheres, e apenas 3% das mulheres no ensino superior optam por estudar cursos em tecnologias de informação e tecnologia. 

Já no mercado de trabalho, os números costumam ser ainda mais baixos: na área de tecnologia, principalmente no setor de software, a representação feminina costuma não ultrapassar 10%.

Sobre o curso

Os cursos do DigiGirlz são 100% gratuitos e on-line, abertos a qualquer mulher acima de 18 anos de todo o Brasil. Basta se inscrever pelo site e selecionar as trilhas de Tecnologias Para o Futuro (com carga horária de 40 horas) e Jornada Inspiracional da Metodologia Recode (com carga horária de 10 horas).

Todas as mulheres que concluírem as duas jornadas estão aptas a se inscrever, até 15 de novembro, para concorrer a uma das 30 vagas do DigiGirlz Day – evento que acontece 100% online no dia 19/11.

Clique aqui para se inscrever no DigiGirlz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.