Microcity implanta data center definido por software e passa a oferecer eficiência operacional 10 vezes maior

Nova tecnologia permitiu à empresa diminuir tempo gasto em processos de monitoramento de rede, processamento de dados, backup e Disaster Recovery, de horas para minutos

Author Photo
5:14 pm - 07 de maio de 2018

A Microcity, empresa de outsourcing de equipamentos e serviços avançados de TI, ampliou em dez vezes o desempenho dos sistemas disponibilizados aos clientes, após adotar o modelo de datacenter hiperconvergente definido por software (Software Defined Data Center – SDDC), que integra servidores, ativos de armazenamento e componentes de rede físicos em um único lugar e de maneira virtualizada.

Segundo Lucas Gontijo, gerente de Sistemas de Informação da Microcity, a partir da iniciativa, também foi possível aumentar a capacidade de processamento em 15 vezes, além de tornar operações de backup e Disaster Recovery (DR) 50 vezes mais rápidas. “Isso reflete em mais velocidade na resposta dos nossos servidores às demandas dos clientes, e dos nossos funcionários em relação ao acesso a informações, como inventário de máquinas alocadas, e recuperação ou reboot de ambientes de TI, por exemplo”.

O novo formato de datacenter também trouxe melhorias significativas para o processo de Transformação Digital da empresa. “Toda a inteligência que era feita por hardware, passou a ser gerenciada por software, o que nos permite ultrapassar as fronteiras físicas e integrar com as nuvens públicas, como AWS e Microsoft Azure, aprimorando a experiência dos usuários dos serviços prestados pela Microcity”, explica.

Outro ganho, além da performance foi a redução do consumo de energia na empresa de outsourncig, que ficou 36% menor, já que as máquinas usadas anteriormente geravam muito calor e consumiam bastante eletricidade. “O Software Defined Data Center também ampliou a proteção do ambiente híbrido da nossa nuvem privada e pública, em relação a ataques cibernéticos, ao oferecer tecnologia de ponta para isolar ameaças e efetuar a recuperação dos dados de backup em um curto espaço de tempo”, revela.

Ele destaca ainda que os processos de inovação e criação de novas ofertas também foram melhorados, por meio da possibilidade de registrar instantaneamente, como uma fotografia (snapshot), o estado atual de todo ambiente híbrido para testar produtos e modelos de serviços antes de serem lançados no mercado. “Esperamos com isso acelerar ainda mais o ciclo de inovação da Microcity”, diz.

De acordo com Gontijo, o SDDC foi escolhido após várias arquiteturas tradicionais e inovadoras de TI serem estudadas e testadas pela Microcity. “Ao adotar uma solução de hiperconvergência definida por software, mais uma vez mostramos ao mercado nossa opção por tecnologias inovadoras e disruptivas para prestar melhores serviços, tanto aos usuários internos, como para nossos mais de 350 colaboradores”.

Para Luis Carlos Nacif, diretor-presidente da Microcity, o novo datacenter marca uma nova fase para a empresa, que passa a contar com a mesma tecnologia ofertada aos clientes para sustentação de operações corporativas, a Cloud Trimodal, que integra cloud pública e privada, somadas à exclusiva Nuvem de Serviços Microcity. “Dessa forma, aplicamos toda a nossa expertise em gerenciamento de ambientes de TI para alavancar a evolução dos negócios, com a mesma garantia de qualidade e segurança que disponibilizamos ao mercado”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.