Metrô de São Paulo automatiza processos com orquestração de dados

Com apoio da Brasoftware e da Microsoft, companhia metroviária alcança maior governança, produtividade e agilidade na gestão de editais

Author Photo
6:39 pm - 10 de agosto de 2021
Metrô Metrô de São Paulo. (Foto: Agência Brasil)

A jornada de transformação digital do Metrô de São Paulo é guiada pelo plano diretor de tecnologia da informação da companhia e tem como premissa inovar processos críticos para a organização. Entre eles, a digitalização de demandas relacionadas a editais, pontuada por Carlos Espírito Santo, chefe de departamento de gestão de serviços de TIC do Metrô de São Paulo.

Para tanto, o órgão escolheu a Brasoftware e a Microsoft a fim de otimizar essas rotinas internas. Assim, a solução em plataforma Microsoft 365 foi implementada no Metrô de São Paulo com intuito de automatizar e padronizar tais processos. Com os recursos do Power Apps e Power Automate e o SharePoint como repositório, a solução possibilita a coleta de informações já existentes em processos e editais de forma padronizada, promovendo qualidade, agilidade e governança.

Anteriormente, a companhia de transporte metroviário utilizava um formulário, com opções pré-formatadas, onde se preenchiam todos os itens do edital, que eram salvos em várias pastas.

Leia também: Kavak anuncia hub de inovação no Brasil com 300 vagas abertas em TI

“Com a nova ferramenta, tudo foi padronizado. O arquivo é gerado automaticamente, as aprovações foram simplificadas e podemos usar e consultar o material em vários dispositivos, de forma responsiva”, frisou Edson Bispo, chefe de departamento da área de delivery de serviços de TIC do Metrô de São Paulo.

Segundo ele, o processo de comunicação de um edital é complexo, envolve diretamente em média 6 áreas da companhia e costumava demandar horas junto aos seus colaboradores. Com ferramenta esse tempo foi reduzido, eliminando o papel a partir da digitalização dos dados.

Além disso, o retrabalho também diminuiu ao longo dos processos de elaboração e fluxo de validação do documento. “Há muitas informações já tabuladas na plataforma de forma integrada, o que possibilitou um ganho de tempo na revisão dos editais, com maior qualidade e agilidade na entrega final”, acrescentou Bispo.

Orquestração e ingestão de dados

O órgão também contou com a mentoria da Brasoftware, para otimizar o uso do Data Factory com base na plataforma em nuvem Azure da Microsoft, direcionada a 10 colaboradores e ministrada em 112 horas práticas. Assim, foram conduzidas simulações de cenários de orquestração de dados, entre eles uma solução para a área de engenharia, onde foi possível produzir indicadores a partir dos dados dos contratos de obras e saber os valores pagos a empreiteiras contratadas pelo Metrô nos últimos anos, aumentando a visibilidade de negócios para eles. Também foi possível extrair os dados de grandes sistemas como o SAP com muitas tabelas e grandes volumes de dados.

“O objetivo foi analisar a viabilidade de implementar uma nova plataforma de dados a partir da orquestração dos dados dos sistemas atuais e legados e permitindo o provimento de dados para o ambiente analítico usando o Power B.I para criar dashboards e indicadores para uma melhor tomada de decisão junto às áreas de negócios”, explica Walter Matos, líder de soluções da Brasoftware.

De acordo com a Brasoftware, o Metrô de São Paulo está totalmente capacitado para aproveitar todos os recursos da tecnologia Microsoft graças à mentoria, que trouxe ganho de capital intelectual, dispensando o investimento em novas soluções.

Agora, a companhia consegue realizar a orquestração e ingestão de dados na construção de pipelines e fluxos de dados, utilizando o Data Factory; usar o Data Lake – Storage e Azure SQL Server na análise preditiva e geração de indicadores; gerar dashboards com a ferramenta Power BI; e, por fim, contar com a solução do edital, que é capaz de mitigar o erro humano aumentando a qualidade do serviço dos colaboradores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.