Metade dos trabalhadores remotos espera volta ao escritório em 6 meses

Pesquisa do LinkedIn mostra que Geração Z acredita que ambiente físico traz mais produtividade; Boomers veem vantagem em colaborar e socializar

Author Photo
1:19 pm - 24 de agosto de 2021
startups

Após um ano e meio de pandemia, as empresas começam a planejar o retorno presencial das atividades. Metade dos trabalhadores brasileiros já foi comunicada que a volta aos escritórios acontecerá nos próximos seis meses, segundo o Índice de Confiança do Trabalhador do LinkedIn.

O levantamento realizado pela rede social profissional também indica que 4 em cada 10 profissionais receberam indicações de que poderão trabalhar em casa no longo prazo, com opções de horários flexíveis. O fato é que os profissionais brasileiros estão sendo cada vez mais motivados a retornarem a um local de trabalho físico.

A Geração Z, na faixa etária abaixo dos 25 anos, é mais entusiasmada com a possibilidade de focar o trabalho em um ambiente físico. Para eles, a oportunidade de crescer na carreira o quanto antes e os benefícios oferecidos neste ambiente são questões que pesam na balança, indica a pesquisa.

Leia mais: Google anuncia programa de aceleração para empreendedoras em tecnologia

Enquanto dois terços desses jovens veem o fato de se arrumarem para o trabalho como mais um incentivador, menos da metade dos millennials (entre 25 e 39 anos) se sentem desta forma.

Já os Baby Boomers, entre 55 anos ou mais, enxergam no retorno presencial a vantagem em colaborar e socializar com os colegas, assim como a geração x (entre 40 e 54 anos). A sensação de conforto associada ao período pré-pandemia, junto ao um sentimento de “agora está do jeito que costumava ser” é um dos principais fatores que motivam a volta.

A retomada também aumenta a confiança dos trabalhadores quanto às oportunidades de emprego e carreira, uma vez que o índice chegou a 63 pontos em julho, com leve alta em relação aos últimos meses. Este otimismo se deve à confiança na experiência de trabalho e educação individual, perspectivas de aumento de renda e desenvolvimento de carreira. No entanto, a escassez de vagas no mercado e a permanência da pandemia desestimulam os trabalhadores..

O índice é calculado com base em pesquisa quantitativa única distribuída aos usuários do LinkedIn por e-mail mensamente. Ao todo, mais de 400 pessoas responderam à consulta de julho.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.