Metade dos líderes empresariais planeja implementar a AI, apesar de acreditar que a tecnologia não vai ajudar

A Dell Technologies divulgou uma pesquisa que indica que a maioria das empresas acredita que humanos e máquinas trabalharão juntos em quase todas as indústrias em cinco anos. O que eles não concordam é se isso é bom ou ruim.

A evolução automação substituirá cerca de 1 bilhão de humanos na força de trabalho nos próximos 12 anos. E as empresas que continuam empregando pessoas também se transformarão – onde quer que os humanos trabalhem, serão auxiliados por máquinas artificialmente inteligentes.

A pesquisa, realizada pela empresa de pesquisa independente Vanson Bourne, foi encomendada pela Dell Technologies e ouviu cerca de 4 mil líderes empresariais de 17 países em mais de uma dúzia de indústrias, a fim de obter perspectivas desse mercado.

Os participantes foram convidados a responder perguntas sobre parcerias entre homem-máquina. E quando perguntados se as vidas humanas seriam facilitadas ao passar tarefas indesejadas para as máquinas, apenas 42% disseram que sim. Apesar da desconfiança, no entanto, 75% planejam contratar ou nomear um chefe de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês).

E talvez haja mais do que apenas uma pequena confusão sobre automação e AI, de acordo com o levantamento. É quase assustador que as pessoas estejam completamente divididas em algumas áreas. Veja a seguir:

• Quando perguntados se devem ser estabelecidos protocolos claros se as máquinas autônomas falharem, 50% apontaram que sim e 50% que não
• Na pergunta “Quanto mais dependemos da tecnologia, mais teremos que perder em caso de ataque cibernético”, 48% disseram que sim e 52% não
• Computadores precisarão de decifrar entre comandos bons e maus? 45% relataram que sim e 55% não

De acordo com a Dell Technologies, as respostas mostram que o futuro está quase aqui. A visão de 2030 dificilmente dá tempo para que os talentos de hoje se formem – se você tiver uma criança na escola, eles entrarão em uma força de trabalho na qual, em sua maior parte, todos trabalharão com máquinas.

Ceder ou temer?

O levantamento aponta que a maioria (67%) dos líderes empresariais hoje disse que seus negócios estavam lutando com a implementação de novas tecnologias. E 61% indicara que sua empresa sofria de uma falta de visão e estratégia digital.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

5 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

7 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

9 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

10 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

10 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

11 horas ago