Metade dos colaboradores acredita que o trabalho móvel e flexível é mais produtivo

Author Photo
11:13 am - 23 de setembro de 2014
Metade dos colaboradores acredita que o trabalho móvel e flexível é mais produtivo
A mobilidade e a satisfação do funcionário na empresa estão diretamente ligadas. É o que mostra pesquisa global realizada pela Oracle para mensurar a aceitação do conceito no mercado de trabalho.

De acordo com os resultados obtidos, 68% dos entrevistados afirmaram estar mais felizes por trabalhar em um ambiente mais flexível e móvel. Além disso, outros 53% ressaltaram que são mais produtivos por trabalhar inseridos nesse contexto. 
 
Porém, mesmo com tanta aprovação, ainda existem companhias que não estão empolgadas com a mudança na cultura da empresa. Menos de um quarto dos entrevistados afirmou que a companhia não incentiva o trabalho móvel, sendo que 21% ainda citaram o fato de a empresa tentar limitar aplicativos e dados que os funcionários podem acessar por meio dos seus dispositivos móveis.

Apesar das restrições das empresas, a pesquisa apontou que as medidas impostas pelas empresas têm sido ineficazes, visto que 18% acreditam que a empresa realmente controla o que pode ser feito em um dispositivo móvel. A postura negligente da empresa fica ainda mais em evidência ao levar em consideração os 15% dos entrevistados que afirmaram ter encontrado maneiras de usar o smartphone para trabalhar sem nenhuma ajuda ou intervenção da empresa, podendo até colocar a segurança das informações corporativas em risco. 

Apesar da divergência de práticas entre as organizações, mais da metade dos entrevistados citou que o ambiente de trabalho oferece atualmente mais mobilidade do que há dois anos. A possibilidade da tendência se tornar ainda mais integral em relação ao trabalho nos próximos dois anos foi ponto destacado por 40% dos entrevistados, que citaram o movimento do traga seu próprio dispositivo (BYOD, na sigla em inglês) como prática ideal para ambientes corporativos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.