Metade dos brasileiros passou mais tempo nas redes sociais durante pandemia

Entrevistados em estudo da Kaspersky demonstram preocupação com impacto negativo de plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok

Author Photo
2:27 pm - 11 de janeiro de 2022

O estudo “Nossa relação em mudança com as redes sociais”, da Kaspersky, revelou que boa parte dos latino-americanos assumiu passar até seis horas por dia em aplicativos como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube ou TikTok. No Brasil, 14% dos entrevistados afirmam gastar em torno de 30 minutos a uma hora por dia. Quando questionados sobre a relação com as redes sociais durante a pandemia, 50% dos brasileiros disseram que, em consequência do confinamento, passaram muito mais tempo conectados nas redes.

Leia mais: Redes sociais fogem do seu papel nos ataques à democracia

Mais da metade dos brasileiros (67%) disseram se sentir “entretidos” e mais de um terço (39%) afirmam estar mais “conectados” ao interagirem nessas redes sociais. Por outro lado, o levantamento revela que 78% dos entrevistados se lembram de uma notícia sobre o possível impacto negativo e, como resultado, 75% mudaram a forma como as usam. Quase metade (48%) diminuiu o tempo de exposição.

A preocupação com os dados também é presente: 15% dos brasileiros afirmam não ter ideia de como essas plataformas utilizam seus dados pessoais e mais da metade (55%) disseram ter um conhecido cujos dados foram comprometidos nesses aplicativos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.