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Metade dos brasileiros aceita cookies mesmo não sabendo o que eles são

Metade dos brasileiros não sabe ou não tem completamente certeza sobre o que são ou o que fazem os cookies na Internet, revelou uma pesquisa realizada pela Avast. Apesar desse desconhecimento, a mesma parcela de brasileiros costuma aceitar os cookies em sites que visitam, pois desejam acessar o conteúdo do site o mais rápido possível.

Há, entretanto, uma parcela de brasileiros mais desconfiada ao navegar na Internet. Segundo o levantamento da Avast, 17% dos brasileiros afirmaram consultar as políticas de cookies do site antes de configurar as suas preferências e 8% disseram que geralmente rejeitam os cookies.

Os cookies da internet são pequenos códigos que um site coloca no navegador de um usuário, para acompanhar as ações e dados pessoais. Os cookies podem fornecer recursos valiosos, como lembrar as preferências do usuário, itens adicionados recentemente a um carrinho online ou a localização do consumidor para lhe dar uma experiência de navegação mais dinâmica, explica a Avast.

No entanto, a companhia faz um alerta: “algoritmos podem usar cookies para rastrear ou mesmo identificar informações sigilosas. Estas, por sua vez, podem ser coletadas, compartilhadas ou vendidas a terceiros, expondo os consumidores a técnicas de monitoramento mais invasivas”.

Quase dois em cada cinco entrevistados (36%) admitiu não fazer nada com os cookies que aceitam no seu computador, enquanto 44% dos brasileiros os elimina manualmente e 16% usam software para removê-los automaticamente.

“A exclusão regular dos cookies ajuda a manter os navegadores web funcionando sem problemas e fazer isso periodicamente é importante, pois os cookies recarregam e se acumulam quando novas sessões do navegador são iniciadas”, recomenda a empresa de cibersegurança.

A pesquisa da Avast descobriu que os brasileiros, que recusam cookies, fazem isso principalmente porque estão preocupados com as informações que eles podem coletar (60%), ou porque pioram a sua experiência de navegação (22%), ou porque não gostam de receber publicidade direcionada (23%).

“A privacidade online e a liberdade digital são um direito humano fundamental. A internet é, no entanto, muitas vezes complexa e difícil de navegar devido à confusão de terminologias e funcionalidades. A nossa pesquisa mostra que muitas pessoas não entendem realmente os cookies, como eles funcionam e quais as suas implicações. Ao serem educados e informados sobre como eles funcionam, sobre como funciona o universo online, os usuários podem tomar as medidas necessárias para desfrutar de uma melhor experiência digital e abraçar tudo o que a internet tem a oferecer, sem perder privacidade com o rastreamento dos sites”, comentou André Munhoz, Country Manager da Avast para o Brasil.

 

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