Metade das empresas já contratou colaboradores de forma 100% digital

Tecnologia ajudou a deixar triagem de currículos mais rápida, mostra estudo realizado pelo InfoJobs

Author Photo
4:04 pm - 09 de dezembro de 2021

Mais da metade (53%) das empresas já contrataram de maneira 100% digital e 24% das 47% das companhias que ainda não aderiram ao modelo de seleção pretendem contratar um software de recrutamento até o início do próximo ano, segundo um estudo realizado pelo InfoJobs.

“Apesar de muitas empresas já utilizarem ferramentas automatizadas para contratar mesmo antes mesmo da pandemia, 24% das organizações implementaram esse modelo justamente devido ao trabalho remoto. O que aconteceu na maioria dos casos, foi a tomada de consciência das vantagens da digitalização do RH e assim essas organizações adotaram ou até mesmo não voltaram ao modelo tradicional. Não à toa, 98% dos profissionais de recursos humanos que responderam à pesquisa, reconheceram que a tecnologia para RH tem potencial de facilitar a rotina dos recrutadores e agilizar os processos”, diz Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.

Entre as etapas mais demoradas nos processos seletivos convencionais, os recrutadores destacam: triagem de currículos (32%), atração de candidatos (30%) e realização de entrevistas (20%). Dentro desse contexto, as empresas que contratam com tecnologia, apontam que a triagem de currículos mais ágil (15%) e a incorporação da vídeo entrevista (15%), foram o que mais mudou nos processos, sendo como uma solução para as etapas apresentadas anteriormente, seguido pelo recebimento de currículos virtuais (14%) e a adequação à LGPD (13%).

Leia mais: Seis em dez empresas digitalizaram contratações durante a pandemia

Além disso, 92% dos recrutadores acreditam ser possível recrutar de forma humanizada com tecnologia. De encontro com essa informação, dentre as dificuldades encontradas para digitalizar, 58% destacam o mindset tradicional dos decisores, enquanto 29% apontam a falta de recursos financeiros.

“A pesquisa mostra que as empresas que digitalizaram os seus processos tiveram uma redução no SLA dos processos, com um tempo médio para fechar uma vaga de 3 a 10 dias. O que antigamente, com os modelos tradicionais, demora semanas e ou até meses”, pontua a executiva.

Ainda de acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados participaram de pelo menos um processo seletivo em uma plataforma de recrutamento online no último ano, de forma que apenas 10%, apontam os processos seletivos digitais como um problema. Por fim, 92% acreditam que cada vez mais as empresas vão recrutar de forma digital, mesmo com o fim da pandemia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.