Meta é processada por usar informações de saúde de usuários do Facebook

Hospitais dos EUA estariam disponibilizando dados confidenciais para veicular anúncios na rede social

Author Photo
2:01 pm - 05 de agosto de 2022
Meta Meta

Um novo processo alega que a Meta tem acesso a dados médicos privados de milhões de pessoas sem permissão e os usou para veicular anúncios direcionados de medicamentos e tratamentos no Facebook.

A ação, aberta na semana passada no Distrito Norte da Califórnia, é a segunda desse tipo que acusa os hospitais dos Estados Unidos de fornecer ao Meta informações confidenciais de pacientes e violar leis. O jornal The Verge noticiou o processo na última terça (2).

O documento afirma que as instituições usaram a ferramenta Pixel da Meta, que acessava portais protegidos por senha dos pacientes e compartilhava informações confidenciais de saúde que a Meta vendeu para anunciantes do Facebook.

Em junho, uma investigação da redação sem fins lucrativos The Markup descobriu que 33 dos 100 principais hospitais da América usam o Meta Pixel.

O processo detalha a experiência de uma usuária do Facebook que começou a receber anúncios direcionados de medicamentos relacionados a doenças cardíacas e do joelho que ela havia inserido em seu portal privado de pacientes no Centro Médico da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

A política da empresa diz que os anunciantes não devem compartilhar dados com a Meta que eles saibam que incluem informações de saúde, financeiras ou outras categorias de informações confidenciais. No entanto, o processo acusa a Meta de coletar conscientemente esses dados médicos confidenciais de sites de saúde.

A Meta se recusou a comentar a notícia.

*Com informações da Insider

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.